Governo Flávio Dino segue nas ações de combate ao câncer
Significativos investimentos na área de combate ao câncer resultam em melhor qualidade de vida aos pacientes em tratamento, transformando o cenário dos serviços públicos de saúde do Maranhão. Carreta da Mulher, mamógrafo móvel, ampliação dos serviços de radioterapia, Unidade Móvel de Prevenção de Câncer e uma ala especializada no Hospital Macrorregional de Imperatriz democratizam o acesso aos tratamentos.
O combate ao câncer é uma das prioridades do Governo do Estado que corrige distorções e erros que se estenderam por 50 anos. Iniciativas resolutivas superam o passado de negação de direitos e descaso.
Para pacientes que necessitam de radioterapia, o governo investe na ampliação do serviço. Foi firmado um convênio com o Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – Oncoradium, em Imperatriz. Os procedimentos incluem radioterapia e braquiterapia, também conhecida por radioterapia interna.
No mês de outubro, o governo formalizou também um convênio com a Fundação Antônio Dino. Com aporte de R$ 5 milhões, a parceria possibilitará a aquisição de acelerador linear, que será instalado no Hospital Aldenora Bello.
Já a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer realizou mais de 740 atendimentos em diferentes bairros da capital desde a sua entrega, no dia 14 de outubro. Foram realizados 422 preventivos e 319 mamografias, com o aparelho mamógrafo móvel. A Carreta de Barretos, como também é denominada, é equipada com consultório odontológico e atende ao público com histórico familiar ou suspeita mais gravame de câncer, a partir de bateria de exames preliminares. Ela atua no reforço ao diagnóstico e encaminhamento aos próximos passos do tratamento, caso detectado o câncer.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.