Fechar
Buscar no Site

Fufuca assume ministério e diz que país tem ‘esporte de qualidade quase zero’

O ministro André Fufuca (PP), afirmou nesta quarta-feira que o Brasil tem um “esporte de qualidade quase zero”. O ministro deu a declaração no Palácio do Planalto, após cerimônia de posse fechada com o presidente Lula para formalizar sua nomeação como novo ministro do Esporte.

— Principal objetivo e missão dada pelo presidente Lula é poder ter uma revolução no esporte nacional. E quando eu faço uma revolução, eu falo no começo, que é a democratização do esporte. Não podemos falar numa revolução esportiva, a partir do momento que temos disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina. Não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país — afirmou o novo ministro.

Fufuca assume o comando da pasta no lugar da agora ex-ministra Ana Moser. Com a mudança, Lula demite a segunda mulher em nove meses de governo. A ex-jogadora de vôlei tinha respaldo de atletas e entidades esportivas. No começo do ano, o presidente tirou a deputada Daniela Carneiro do comando do Ministério do Turismo para atender a um pedido do União Brasil.

Em sua primeira declaração como ministro, Fufuca chamou Moser de “personagem histórico do esporte nacional” e que teria que se “desdobrar muito para fazer com que seus sonhos, trabalhos e realizações se perpetuem”.

— Primeiro desafio que tenho é o de assumir o ministério do Esporte à frente da ministra Ana Moser, uma pessoa que dispensa apresentações, um personagem histórico do esporte nacional e tenho certeza que terei de me desdobrar muito para fazer com que seus sonhos, seus trabalhos e suas realizações se perpetuem no que diz respeito ao tempo em que ficarei à frente do Ministério do Esporte.

Havia a expectativa de que Moser e Lula se reunissem uma última vez nesta terça-feira. A agora ex-ministra, no entanto, deixa o governo sem o encontro. Lula foi altamente criticado por não ter feito um agradecimento público ao trabalho da ex-ministra no governo ao anunciar sua demissão. Passados sete dias do anúncio oficial da troca, Lula segue sem comentar a saída de Ana Moser.

Em entrevista ao GLOBO no sábado, Moser afirmou que Lula tinha se comprometido com uma reunião de fechamento e que ela deveria acontecer na terça-feira.

— Ele agradeceu pessoalmente. Na semana que vem, provavelmente na terça, teremos uma conversa de fechamento. Tem prazo na semana que vem ainda de entrega do final do que é a sanção e regulamentação em alguns projetos de lei para complementar a Lei Geral dos Esportes. Ele se comprometeu a dar esse fechamento e deve acontecer isso na terça-feira antes da posse — afirmou em entrevista ao GLOBO. (O Globo)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens