Flávio Dino fala em despedida da política do MA, mas cita Ulisses e Penélope para dizer que pode ‘retornar um dia’
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (2), a Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou o senador Flávio Dino, ex-governador, ex-ministro da Justiça e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em pronunciamento, o senador Flávio Dino (PSB), muito emocionado, agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem. “Sem o povo do Maranhão não teria chegado a lugar nenhum. O momento não é uma despedida do Maranhão, mas da política. Moro no estado, embora trabalhe em Brasília. Vou procurar fazer o melhor como ministro do STF. Agradeço de coração aos movimentos sociais que sempre estiveram comigo. Muito obrigado ao povo do Maranhão”, afirmou.
Dino, que toma posse como ministro do STF no dia 22 de fevereiro, falou dos momentos que antecedem sua saída da vida política. “Não é uma despedida do Maranhão, mas é uma despedida, sim, da política do Maranhão. Eu tenho dormido pouco, eu gosto do que eu faço, muito, e deixar, não sei se por décadas, ou para sempre, o que faço, angustia. Até o dia 22 de fevereiro muitas lágrimas”, disse.
Indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino poderá ficar na Corte até 2043, caso tenha o seu nome aprovado pelo Senado. Dino tem 55 anos de idade e ministros do Supremo se aposentam compulsoriamente aos 75. Ele não descartou uma volta à política do Maranhão no futuro.
“Quando eu fico triste, eu vejo as eleições dos Estados Unidos, o Biden e o Trump, um com 79 anos, outro com 82, eu digo: ‘eu estou na faixa etária daqui a 20 anos’. Pode ser que volte em igual condição, mas claro, tal qual Ulisses da mitologia, que viajou para voltar aos braços de Penélope, a política do Maranhão é a minha Penélope, e a ela eu pretendo retornar, sobretudo um dia, se Deus me der vida e saúde”.
Na mitologia grega, Penélope era esposa de Ulisses. Esperou por Ulisses mais de vinte anos: antes, durante e depois da guerra de tróia e mesmo sendo muito cortejada. Quando as coisas se complicam e ela teria que escolher outro homem, Ulisses reaparece e conquista, mais uma vez, o amor de sua esposa.
O governador Carlos Brandão disse reconhecer o trabalho de Flávio Dino em favor dos maranhenses e desejou boa sorte ao senador em sua nova missão. “Não tenho dúvidas de que Flávio vai brilhar como ministro do STF, assim como brilhou em toda a sua trajetória. Como político maranhense, ele só trouxe alegrias ao nosso povo. Foi um governador que mais acertou do que errou”, ressaltou.
Além da presidente da Assembleia, Iracema Vale, compuseram o dispositivo de honra o governador Carlos Brandão; a senadora Eliziane Gama (PSD), o ministro dos Esportes, André Fufuca; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o corregedor de Justiça e presidente eleito do TJ/MA, desembargador Froz Sobrinho; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT/MA), desembargadora Márcia Andrea Farias; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Nicolau Hilluy, e o vice-presidente da Assembleia, deputado Rodrigo Lago.
Também participaram do evento representantes de movimentos sociais, gestores municipais autoridades de várias instâncias de poder, familiares, amigos, a senadora Eliziane Gama (Cidadania) e os deputados federais Márcio Jerry, coordenador da bancada federal do Maranhão no Congresso, Rubens Júnior (PT), Amanda Gentil (PP) e Aluizio Mendes (Republicanos).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.