Flávio Dino e o inédito protagonismo nacional do Maranhão
Durante décadas, o Maranhão ficou nacionalmente conhecido por ser reduto da mais longeva oligarquia do Brasil: a dos Sarneys. Escândalos de corrupção e humanitários marcaram a pobre história do estado que parecia fadado a ser o eterno feudo de José Sarney.
Desde a eleição de Flávio Dino, essa lógica está mudando. Com capacidade de gestão fora do comum para os atuais padrões de aguda crise financeira, o governador vem se destacando nacionalmente pelas realizações que estão transformando a realidade do estado, além de estar se tornando protagonista da política nacional, com opiniões firmes e concretas e capacidade acima da média de fazer leituras da conjuntura.
Esse misto de gestão e intelectualidade de Flávio Dino tem alçado o Maranhão a um inédito protagonismo em sua história.
Nesta semana, o governador foi muito aplaudido em debate sobre a atual conjuntura nacional na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. A exitosa experiência de governança encantou jovens estudantes e professores, que parecem vislumbrar uma luz no fim do túnel – no longínquo Maranhão – para a atual escuridão da política brasileira.
Em Salvador, durante seminário da Fundação Oswaldo Cruz sobre Zika, Flávio Dino foi ovacionado pelos centenas de profissionais da saúde, pais, mães, pesquisadores e outras pessoas que acompanharam sua apresentação sobre a Casa de Apoio Ninar. O projeto foi muito elogiado por todos.
Após décadas de vergonha no cenário nacional, o Maranhão vai mudando com Flávio Dino. De exemplo de atraso político no passado recente, o estado hoje respira ares de transformação e inicia um inédito protagonismo no Brasil.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.