Fechar
Buscar no Site

Fim do mito: Prefeitos de oposição desmontam farsa de que somente Luis Fernando foi bom gestor

Criou-se um mito de que somente o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva fez uma boa gestão enquanto administrador no Maranhão. O clã Sarney utiliza-se dessa premissa para qualificar LF como um nome preparado para disputar o governo do Estado. A oligarquia, agindo assim, não percebe que acaba desrespeitando todos os outros prefeitos maranhenses – a maioria aliados seus – como se fossem despreparados e incompetentes. Menospreza-os, humilha-os com essa falácia.

deoclides_flavio

Ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo e Flávio Dino.

Diante dessa inverdade criada pelos sarneisistas, dois ex-prefeitos de oposição, Hilton Gonçalo (Santa Rita) e Deoclides Macedo (Porto Franco) não se calaram. Provaram por A mais B que foram excelentes gestores enquanto dirigiram seus municípios, tão bons ou até melhores que Luis Fernando.

Hilton comprovou que conseguiu trazer melhores índices sociais a cidade que governou (Santa Rita) do que o pré-candidato ao governo pelo grupo Sarney, Luís Fernando a cidade de São José de Ribamar.

O Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Rita passou de 0,446 em 2000 para 0,609 em 2010 – uma taxa de crescimento de 36,55%. Enquanto o de São José de Ribamar, de acordo com ele, o IDHM passou de 0,572 em 2000 para 0,708 em 2010, o que representa uma taxa de crescimento de 23,78%. Vale ressaltar que os dois foram eleitos prefeitos no mesmo período, no ano de 2004. Os dados informados são catalogados pelo Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil em 2013, divulgado recentemente. Na educação, no ano de 2010, 97,7% das crianças entre 5 e 6 anos de Santa Rita estavam matriculados em escola, no mesmo quesito a prefeitura de São José de Ribamar tinha 93,9%. Enquanto que Hilton Gonçalo conseguiu diminuir o analfabetismo da população de 18 anos ou mais, em 28,80%, Luís Fernando só alcançou a redução de 14,07% no mesmo quesito e período.

O ex-prefeito de Santa Rita informou que pediu que fosse feito todo um estudo para que fosse comparado com a administração de Luís Fernando e ele afirma que em todos os aspectos ele ganha do peemedebista. No quesito habitação, Hilton Gonçalo volta a apresentar índices superiores ao de Luís Fernando. Na cidade de Santa Rita, quando o ex-prefeito assumiu, apenas 17,29% tinham água encanada em casa, em 2010 esse número cresceu para a faixa de 77,57%. Já Luís Fernando recebeu São José de Ribamar com 43,51% das residências com água encanada e quando saiu deixou esse número em 74,61%.

Agora, o ex-prefeito de Porto Franco também decidiu se pronunciar e desmonta a farsa montada pelo grupo Sarney de que somente Luis Fernando criou escolas em tempo integral no Maranhão. Deoclides informa, com muita propriedade de quem foi um dos melhores prefeitos do Maranhão, que implantou duas escolas em tempo integral em sua cidade, no período de 2008 a 2012 (veja na matéria publicada abaixo). “Porto Franco, no sul do Maranhão, administrado pela oposição em dois mandatos meus. É um dos municípios que mais se desenvolveu, tendo crescido acima da média brasileira e maranhense na última década, conforme dados do IDHM, sobretudo pela educação”, afirmou Macedo.

Macedo garantiu que o sistema de Educação de Tempo Integral desenvolvido em Porto Franco é um sucesso e que “já foi visitado por mais de 50 gestores de municípios de todas as regiões do estado, que puderam constatar de perto como esse projeto inovador de educação tornou-se referência para todo o estado…”.

Sendo assim, cai por terra a farsa de que somente Luis Fernando é um bom administrador. Na oposição, existem exemplos melhores de excelência administrativa conduzidos por prefeitos de oposição. Se o grupo Sarney tem o ex-prefeito Luis Fernando como referência, a oposição tem inúmeros nomes que foram modelos de gestão pública.

 Deoclides Macedo contesta declaração de Luis Fernando

Jornal Pequeno

O ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo procurou o Jornal Pequeno para contestar publicamente declaração atribuída ao secretário de Estado da Infratestrutura, Luís Fernando Silva, pelo jornal O Estado do Maranhão. Em matéria publicada na edição da última terça-feira, Luís Fernando, segundo O Estado, teria afirmado que “o Maranhão só tem duas escolas públicas em tempo integral, lá em São José de Ribamar”.

Deoclides disse que Luis Fernando ignora as Escolas de Tempo Integral existentes e em pleno funcionamento no município de Porto Franco.

“Porto Franco, no sul do Maranhão, administrado pela oposição em dois mandatos meus e agora sob a gestão do prefeito Aderson Marinho Filho, também do PDT, é um dos municípios que mais se desenvolveu, tendo crescido acima da média brasileira e maranhense na última década, conforme dados do IDHM, sobretudo pela educação”, afirmou Macedo.

Deoclides lembrou que em sua última gestão, de 2008 a 2012, foram construídas duas escolas de tempo integral, a ETI Paulo Freire, de ensino fundamental (de 1º ao 9º ano), inaugurada em 07 de maio de 2010, sendo a primeira do sul do Maranhão e a segunda em todo o estado; e a Escola de Educação Infantil de Tempo Integral Professora Licinha, inaugurada em 29 de setembro de 2012, “ambas criadas com imenso alcance social a partir de uma proposta pedagógica, “Projeto Aprender Bem”, coordenada pelo renomado profº Dr. PhD Pedro Demo, que é escritor e professor Emérito da Universidade de Brasília-UnB”, ressaltou Macedo.

Observou ainda o ex-prefeito que as escolas foram construídas em área de vulnerabilidade social para atender à população mais carente. “Esse projeto de educação se tornou um marco institucional e, por isso mesmo, o Ministério da Educação premiou o município com um convênio para a construção de mais uma escola de tempo integral de ensino fundamental, cuja construção está em andamento e entrará em funcionamento em 2014”, informou a secretaria de Educação de Porto Franco.

Deoclides Macedo garantiu que o sistema de Educação de Tempo Integral desenvolvido em Porto Franco é um sucesso e que “já foi visitado por mais de 50 gestores de municípios de todas as regiões do estado, que puderam constatar de perto como esse projeto inovador de educação tornou-se referência para todo o estado, tendo inclusive sido apresentado num encontro sobre o tema em fevereiro de 2011 em São Luís na presença de representantes da União dos Dirigentes Municipalistas de Educação – UNDIME-MA, das secretarias municipais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação e do Ministério da Educação”, frisou.

O ex-prefeito Deoclides Macedo disse que não conhece as escolas de Tempo Integral do município de São José de Ribamar nem o projeto pedagógico das mesmas, mas tem conhecimento da existência das duas escolas citadas pelo ex-prefeito Luís Fernando. “Agora, ignorar a existência das Escolas de Tempo Integral de Porto Franco constitui uma grave omissão e demonstração de desconhecimento das iniciativas municipalistas bem sucedidas no estado, especialmente considerando-se que as E.T.I. de Porto Franco e seu projeto pedagógico são de conhecimento público, inclusive das entidades e dos órgãos de educação dos municípios, do Estado e da União”, concluiu Deoclides.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens