Fechar
Buscar no Site

Fim do “estágio probatório” do secretário Geraldo Castro

Quando foi escolhido para ser o secretário municipal de Educação, alguns afirmaram que Geraldo Castro estaria em uma “espécie de estágio probatório na Semed” e que a educação em São Luís passaria por “mais 90 dias de testes”.

geraldo e edivaldoNo dia 1º de fevereiro, a equipe da Semed liderada pelo Secretário Geraldo Castro completou 3 meses de gestão à frente da pasta da Educação. Passaram-se 90 dias e podemos dizer que a Semed foi incontestável na apresentação de resultados e que o secretário foi resolutivo em sanear as pendências e avançar em ações efetivas.

Desde que Geraldo Castro assumiu a pasta, a educação presenciou, por exemplo, o início da redução do déficit de professores, com a autorização, em novembro, de um seletivo para a contratação de 650 professores, já aprovados e convocados para ministrar aulas já neste ano letivo. A posse será realizada nos próximos dias pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A infindável polêmica dos cooperativados e terceirizados da Multicooper foi resolvida, a partir da assinatura de um acordo coletivo negociado pelo Ministério Público, com adesão de mais de 700 trabalhadores. O acordo individual, firmado com eles, viabilizou inclusive o pagamento de um valor superior ao acordado, efetivado ainda em janeiro, conforme acertado pela gestão Edivaldo Holanda Júnior.

Já na área do ensino, as matrículas foram viabilizadas com uma nova tecnologia, a partir da assinatura de um convênio entre a Prefeitura de São Luís e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Através de um projeto-piloto, a Semed implantou a gestão informatizada de matrículas na rede municipal de ensino. Ainda sobre a matrícula, foram disponibilizadas 25 mil novas vagas para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com as novas inscrições, a rede atenderá a mais de 90 mil crianças e adolescentes, distribuídas em cerca de 250 escolas e o calendário enfim será regularizado este ano.

No final do ano passado, a Prefeitura de São Luís iniciou a doação de materiais escolares para sete entidades comunitárias que atuam na capital. Foram entregues objetos como cadeiras, mesas infantis, carteiras escolares, estantes, armários, material pedagógico, material de expediente e material de cozinha. A ação é parte dos resultados da mesa permanente de diálogo da Secretaria com as escolas comunitárias, visando à gestão aprimorada tanto estrutural quanto pedagogicamente. As primeiras instituições beneficiadas com os materiais recuperados foram a Associação das Donas de Casa da Salinas do Sacavém e a União dos Moradores do Pão de Açúcar que receberam as doações. Ainda quanto às escolas comunitárias, o secretário assegurou e acelerou a liberação de recursos do Pnae e Pnac, além do Fundeb, em processo de quitação total.

No início do ano, a preocupação foi intensificada com o retorno das aulas no ano letivo 2014. A gestão garantiu a aquisição de 15 mil livros didáticos que serão entregues às crianças da Educação Infantil. Serão beneficiadas cerca de 100 escolas que atendem meninos e meninas de quatro e cinco anos de idade. A retomada do Leite na Escola, conduzida pela Secretaria de Segurança Alimentar, contou com o apoio da Semed para a garantia do leite a todas as crianças da rede municipal de ensino, um trabalho em equipe bem executado. Quanto ao transporte, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, em janeiro, 44 novos ônibus que irão realizar com segurança e conforto o percurso diário dos alunos da rede municipal às unidades de ensino. Com a inclusão dos veículos à frota da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de cinco mil alunos serão beneficiados ao longo do ano letivo de 2014.

No campo dos esportes na escola, a Semed fortaleceu a parceria com a Semdel e colaborou com os jogos estudantis, incentivou atletas a participarem de competições externas e levou mais de 300 crianças da rede municipal de ensino a participarem da 6ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que aconteceu em janeiro no estacionamento do Shopping da Ilha. No evento, os estudantes assistiram aos jogos e praticaram a modalidade esportiva.

Pelo visto, o secretário foi aprovado no “estágio probatório” e ao que tudo indica, permanecerá sendo um dos homens das boas notícias desta gestão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens