Feriado prolongado registra 19 homicídios na Grande São Luís
Por NELSON MELO (JP)
Durante o feriado prolongado, no período entre a madrugada de sábado (5) e a noite de terça-feira (8), foram registrados 19 assassinatos na região metropolitana da capital maranhense, segundo o portal da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA). Todas as vítimas eram do sexo masculino, incluindo um adolescente de 15 anos, sendo duas ainda sem identificação.
No decorrer deste período, quinze pessoas foram mortas por arma de fogo, três por arma branca e uma por “outros meios”. Doze destas vítimas morreram em São Luís, quatro em São José de Ribamar e três na cidade de Paço do Lumiar. O município de Raposa não registrou casos de homicídios. Um homem, ainda não identificado, foi o primeiro a ser assassinado, pouco depois da meia-noite de sábado, na região de São José dos Índios, na cidade ribamarense, depois ser baleado.
Em menos de duas horas, mataram Warlison de Jesus Cardoso, de 21 anos, no São Francisco, também por disparos de arma de fogo. Por volta das 5h, ocorreu outro homicídio, no Alto do Turu, em São José de Ribamar, que vitimou Fernando Dutra Conceição, 23. Este, segundo colheram policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), caiu morto após ser alvejado em via pública. Este crime está sendo investigado pela Polícia Civil.
Ainda em Ribamar, quinze minutos seguintes, outro sem identificação morreu, por “outros meios”, no Araçagi. No fim da tarde daquele dia, na comunidade conhecida como Zumbi dos Palmares, em Paço do Lumiar, desconhecidos atiraram em Ivanilson de Lima Nogueira, 18. Já na Vila Embratel, no eixo Itaqui-Bacanga, assassinaram Júlio Everton, 43, por volta das 21h50, de acordo com informações observadas no portal da Secretaria de Segurança Pública.
Na madrugada de domingo, houve um assassinato na Vila dos Nobres, com o corpo de José Domingos Sousa Cruz, 36, dando entrada no Instituto Médico Legal (IML). Perto das 8h, desferiram vários tiros em Kelvin Pereira dos Santos, 18, na Vila Embratel. À tarde, foi a vez de Jonas Diniz Rodrigues, 21, morrer, no Ipase. Seguido por José Antônio Pereira da Silva, 42, que foi executado a tiros na Piçarreira, em Paço do Lumiar. Ainda no domingo, criminosos invadiram a casa em que morava Vinícius Machado Mendes, 15, na Madre Deus, e o alvejaram.
No tiroteio, a mãe dele também foi atingida pelos projéteis, mas apenas o seu filho não resistiu. Ela, por sua vez, permanece internada no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1). Perto de lá, Diego Mendes Reis, 21, foi morto a tiros no Lira, perto da Unidade Integrada Sousândrade. Ocupantes de um veículo Corsa Classic branco teriam participado da morte. No feriado da Independência, na segunda-feira (7), Genilson de Sousa, 17, não resistiu após ser alvejado no Conjunto do Maiobão, em Paço do Lumiar.
No início da manhã, populares encontraram José de Ribamar Arruda Muniz Filho, 28, o “Cobra”, na Estrada de Santana, na Cidade Olímpica, nas imediações de um matagal, com uma perfuração balística na cabeça e feridas provocadas por arma branca no restante do corpo. A próxima morte aconteceu na Rua São Pantaleão, na Madre Deus, vitimando o flanelinha Roberto Cláudio Duarte Moreira, 33, que foi assassinado com três tiros, enquanto lavava um veículo Cerato preto, diante do Hospital Geral.
No Bairro de Fátima, na Rua da Fofoca, suspeitos em uma moto atiraram em Edinaldo Sales Corrêa, 28, o “Sinhô”, que era filho de um policial militar. E Antônio Pereira Serra, 50, foi esfaqueado na Vila dos Nobres, morrendo logo em seguida, mas na tarde de terça-feira, no aniversário de 403 de São Luís. Já na comunidade Caúra, na cidade balneária, José Ivanaldo dos Santos, 31, morreu depois de ser atingido por disparos, por volta das 19h. Por fim, em mais um crime no Bairro de Fátima, executaram Antônio Carlos Pereira Mendes, 30, o “Nescau”.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.