‘Famosinho’ diz que se sente o “Brad Pitt” do MA e quer agora ônibus com wi-fi e carregador
Ele ficou famoso durante a campanha eleitoral de São Luís com seus comentários divertidos na internet. Beneilton Mendonça, 31, o ”Famosinho”, só não imaginava que o sucesso fosse tanto, a ponto de até o prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior, querer conhecê-lo. “Poder conhecê-lo pessoalmente e dizer que ele é um fofo e m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, esse desejo eu já realizei. O boy toda vez que me vê ele abre um sorrisão”, brinca Beneilton, aproveitando o fato de ser a celebridade do momento na internet maranhense.
Beneilton revela que a fama começou quando, despretensiosamente, começou a fazer elogios humorados em seu perfil do Facebook sobre o transporte coletivo da capital. O primeiro comentário a viralizar nas redes foi quando postou que andar de ônibus com ar condicionado é gostoso, a prova da existência de Deus. A pilhéria foi tanta que logo ele caiu no gosto da galera mais jovem, que vibrava a cada nova postagem que surgia.
Estudante do curso de Geografia da Uema e funcionário de uma empresa de informática, Beneilton relata, em tom sarcástico, o assédio dos fãs certa vez em um shopping badalado da cidade. “No shopping uma vez teve um tumulto quando cheguei, as meninas ficaram loucas, me agarrando, rasgaram minha camisa, ficaram gritando: “Famosinho, tesão, bonito e gostosão!” Tive que sair por outro lado do shopping porque tava uma situação incontrolável. Já fui reconhecido andando em outros lugares também. A sensação é das melhores, fico me sentindo um Brad Pitt”, humoriza.
Durante um café com o editor do blog em sua modesta casa, em um bairro humilde de São Luís, o rapaz que ganhou o apelido de ‘Famosinho’ diz que seus são cantores favoritos são Belchior e Marília Mendonça e que não existe prazer maior do que pegar um ônibus articulado com ar-condicionado da linha Uema ao som da música de um deles.
“Se passasse o articulado que faz a linha São Raimundo/Bandeira Tribuzi e nele tivesse tocando Marília Mendonça, eu trocaria de ônibus, com uma dor no coração, mas trocaria. Aquele é o ônibus articulado mais lindo que tem aqui, parece o trem bala, morro de inveja quando vejo ele passando. Um dia realizo esse sonho(risos)”, diz Beneilton, ao ressaltar que não tem nenhum parentesco com a cantora, apesar dos sobrenomes iguais. “Eu sou mais famoso que ela”, descontraiu.
Famosinho revela que seu sonho será completo quando os ônibus todos os ônibus coletivos tiveram, além de ar-condicionado, wi-fi e carregador de celular. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista.
Quem é Beneilton Mendonça? Conte sua trajetória, o que faz, onde mora…
Bom, eu sou natural de Zé Doca, moro no conjunto Geniparana, próximo a Cidade Olímpica, em São Luís. Estudo Geografia licenciatura na Uema e trabalho em uma empresa da área de informática.
Como surgiu o nome ‘Famosinho’?
O nome Famosinho surgiu logo no início da campanha eleitoral quando minha postagem viralizou, alguns amigos mandavam mensagem dizendo: “cara, teu nome tá rolando na internet, tu tá ficando Famosinho”. A galera começou chamando de Famosinho e pegou.
Muitos chegaram a dizer que você era um perfil fake. O que o impulsionou a fazer comentários sobre os coletivos da cidade? Foi uma ideia que surgiu de repente?
Eu sempre usei transporte público (ônibus, no caso) e quem anda de ônibus se depara com muitas situações inusitadas. Antes eu já escrevia crônicas sobre minhas andanças de ônibus, até falei uma vez que iria escrever um livro, mas meu público era bem restrito, eu tinha ¼ dos amigos que tenho hoje, mas a galera sempre gostava, e sempre me perguntavam quando ia ter uma nova crônica, mas era tudo muito espontâneo, coisa de momento mesmo.
Você tem carro? O que acha do transporte público em nossa cidade?
Cara, eu não tenho carro particular, uso ônibus todos os dias praticamente. O transporte público hoje evoluiu muito, antes a gente pegava muito ônibus velho, já teve caso de ônibus cair a porta no meio de uma viagem. Hoje em dia as coisas mudaram, tem muito ônibus novo, ônibus com ar condicionado(risos), é o sonho de quem anda de busão.
Você lembra qual foi o primeiro comentário que fez que viralizou nas redes?
Sim, o primeiro comentário eu fiz no dia do meu aniversário (17 de outubro de 1985), eu tava cansado e nem queria ir pra aula depois do serviço, cheguei no terminal do São Cristóvão, fiquei lá sentado pensando se ia ou não pra aula, até que apareceu o ônibus da Uema com ar condicionado, entrei nele, confesso que nunca tinha andado, mano do céu, pense numa coisa gostosa, ônibus novo, todo limpinho, o ar gela muito, velho. Fiquei ali encantado, daí fui até a faculdade. Na volta pra casa eu fiquei pensando em postar alguma coisa. Cheguei em casa e postei o primeiro comentário falando que o ônibus era uma prova da existência de Deus. Foi engraçado, a galera curtiu muito(risos).
Já aconteceu algo inusitado ou interessante que você possa nos contar quando você andava em um dos ônibus da cidade?
Ah, já aconteceram várias, mas acho que a mais interessante foi uma vez que eu tava indo pra faculdade e entrou um cara e sentou do meu lado, eu tava sentado lá na última cadeira, o cara tava comendo amendoim e falando ao telefone, mas eu percebi que ele ficava sempre me olhando, quando chegou em certo ponto ele meteu a mão dentro da mochila e começou me olhar. Cara, eu tava morrendo de medo, já tava pensando: “esse cara vai me assaltar”, no final o cara puxou outra pacote de amendoim da bolsa e disse: “aceita, pai?”(risos). Quando cheguei em casa eu ri muito disso, até fiz uma crônica.
Você faz outra coisa além de andar de ônibus e depois postar fotos e trechos de música no facebook?
Não, não faço. Quando tô meio triste eu pego minha carteira de estudante e saio por aí dando voltas no ônibus geladinho. Tem coisa melhor não, o repertório musical do ônibus é muito diversificado. Já ouvi de Zezé de Camargo e Luciano a Padre Zezinho. Tenho estrutura pra isso não, fico emocionado.
Quando notou que estava fazendo sucesso na internet?
A primeira postagem eu fiz na segunda-feira à noite. Logo na terça de manhã quando acordei, eu vi várias curtidas de gente que eu não conhecia, várias solicitações de amizades. Durante o dia muito amigo meu me mandou mensagem dizendo que minha postagem tava rolando em vários grupos. Daí não parou mais. As minhas crônicas não passavam de cinquenta curtidas. Depois disso, tive postagem que passou de quinhentas curtidas.
Teve algum contato de alguém da campanha eleitoral para que você fizesse elogios aos ônibus com ar-condicionado?
Não, ninguém.
Qual foi o objetivo principal das suas postagens?
O meu maior objetivo era que minhas postagens chegassem até o Prefeito Edivaldinho Magia Holanda e poder conhecê-lo pessoalmente e dizer que ele é um fofo e m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. E esse desejo eu já realizei, o boy toda vez que me vê ele abre um sorrisão.
Fiquei sabendo que o prefeito entrou em contato com você. Como foi a conversa? O que você acha do prefeito?
Sim, o prefeito entrou em contato comigo quatro dias após a primeira postagem. O que eu acho dele? Ah, ele é muito fofo, o Prefeito mais bonito do Brasil(risos). Ele ligou, me agradeceu pelas postagens, disse que tava feliz pelo reconhecimento, que tava trabalhando pra melhorar mais ainda. Eu fiquei meio sem saber o que falar. Tipo, caramba, o Prefeito tá falando comigo!(risos). Demorou pra ficha cair.
O que faria você trocar um ônibus com ar-condicionado da Uema/Ipase e ainda tocando Belchior?
Cara, que pergunta difícil. Mas tem sim, se passasse o articulado que faz a linha São Raimundo/Bandeira Tribuzi e nele tivesse tocando Marília Mendonça, eu trocaria de ônibus, com uma dor no coração, mas trocaria. Aquele é o ônibus articulado mais lindo que tem aqui, parece o trem bala, morro de inveja quando vejo ele passando. Um dia realizo esse sonho(risos).
Alguém já te reconheceu na rua, pediu autógrafo. Como foi a sensação?
Já fui reconhecido sim, uma vez eu tava no ônibus (geladinho, claro), aí entrou um amigo meu e eu comecei a brincar com ele perguntando se ele ia votar no 12 e etc, aí uma menina que tava mais atrás me reconheceu e postou no Facebook perguntando se era eu que tava no ônibus, respondi que sim, aí ela foi onde eu tava e pediu pra tirar foto. No shopping uma vez teve um tumulto quando cheguei, as meninas ficaram loucas, me agarrando, rasgaram minha camisa, ficaram gritando: “Famosinho, tesão, bonito e gostosão!” Tive que sair por outro lado do shopping porque tava uma situação incontrolável. Já fui reconhecido andando em outros lugares também. A sensação é das melhores, fico me sentindo um Brad Pitt.
Como você imagina o ônibus do futuro…
Meu sonho seria o ônibus com ar-condicionado e wi-fi, como o ar-condicionado já é uma realidade e o wi-fi já tá chegando também, acho que pra ser um ônibus perfeito tem que ter tomada pra gente colocar o carregador do celular.
O que pretende fazer daqui em diante?
Daqui em diante eu quero saber o horário de todos os ônibus articulados (que apelidei de crush, pense num ônibus gostoso), tô me preparando psicologicamente pra pegar um ônibus desse que tiver tocando Belchior (meu cantor preferido), acho que não desço mais, já pensou pegar um ônibus e tá tocando “como nossos pais”?(risos). Sem brincadeira, eu tô de férias do meu serviço, em dezembro agora volto a trabalhar. Conheci muita gente boa esse período de “Famosinho”, já recebi convite pra comparecer em vários lugares, desde fazer visita em hospital, até marcar presença em ação social. Inclusive, sábado agora eu tô em uma ação social na associação do Ipem/São Cristóvão, a convite de uma seguidora.
Tem algo a dizer a mais, algo que deixamos de perguntar?
Ah, a entrevista foi muito boa, eu quero agradecer imensamente toda essa galera que me acolheu, é uma experiência nova pra mim, nunca imaginava que um dia isso pudesse acontecer, de uma hora pra outra eu tava andando por aí e o povo me parando pra tirar foto, é gratificante, o reconhecimento é a melhor coisa. Eu tô feliz, recebo muita mensagem de carinho, de apoio, a galera ainda se diverte muito com minhas postagens, enfim, tá tudo muito lindo. Eu tô super feliz.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.