Ex-diretor da Valec preso entrou para estatal com aval de Sarney
Da Folha de São Paulo
José Francisco das Neves chegou à presidência da Valec (a estatal responsável pela construção de ferrovias) indicado pelo comando do PR com a aprovação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Suas ligações no partido são com Valdemar Costa Neto, que presidiu o PR até se envolver com o mensalão, e o senador Alfredo Nascimento (AM), ex-ministro dos Transportes.
Conversas de Neves foram interceptadas pela Operação Faktor, da Polícia Federal, que investigou Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, mas não chegou a indiciar o ex-presidente da Valec.
O inquérito apontou que Ulisses Assad, então diretor de engenharia da Valec, foi indicado para o cargo pelo senador José Sarney e atuava na estatal para direcionar licitações na ferrovia Norte-Sul.
Esse inquérito já mostrava que a empresa Lupama, de dois amigos de Fernando Sarney, recebeu subempreitada da Constran no valor de R$ 46,2 milhões no trecho entre Santa Isabel e Uruaçu, em Goiás.
É neste lote que o Ministério Público encontrou sobrepreço de R$ 46,7 milhões. Na sequência dessa investigação, o Ministério Público e a PF apuraram enriquecimento ilícito de Neves, fato que levou à sua prisão.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.