Estivadores do Itaqui conseguem reajuste de 30,02%
Encerrou no dia 1° de dezembro a maior luta da história do Porto do Itaqui, entre o Sindicato dos Estivadores do Maranhão (SETEMEMA) e o Sindicato dos Operadores Portuário do Maranhão (SINDOMAR). Após muitas negociações, paralisações e greves enfim assinaram um acordo que poe fim a uma era de conflitos e insatisfações e garante aos trabalhadores portuários avulsos da categoria estivador uma reposição salarial na ordem de 30,02%, além de uma valorização na ordem de 87% aos guindasteiros.
O compromisso assumido é que os dois sindicatos se comprometem em ajustar a transição para um turno de 06 horas, o que vai proporcionar uma eficácia maior nas operações, sendo assim, esse acordo simboliza um grande avanço para toda a comunidade portuária.
Para Joubert Mendes, presidente do SETEMEMA, esse acordo vai muito além da valorização dos estivadores, representa uma jornada de conquistas e vitórias para todos os envolvidos e restabelece o reconhecimento profissional dos trabalhadores.
Para o Operador Portuário Jansen Pereira, presidente do SINDOMAR, “o acordo possibilita o retorno das relações harmônicas entre as partes, haja vista que historicamente, sempre tivemos um convívio de ajuda mútua, os estivadores sempre fizeram parte do desenvolvimento das empresas e do porto”.
Esse reajuste passa a vigorar a partir de 01 de dezembro e será finalizado com a assinatura da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) que será assinada nos próximos dias.
“É hora de virar a página e começar a escrever uma nova história de empoderamento e conquistas para os trabalhadores e para toda a comunidade portuária do Itaqui”, pontuou Ivan Júnior, secretário geral do SETEMEMA.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.