Fechar
Buscar no Site

Escola de Timon é escolhida como modelo pelo projeto Mais Cultura‏

escola Timon1

A Unidade Escolar Luís Miguel Budaruiche, localizada no bairro Vila Angélica, em Timon, que recebeu semana passada a visita da coordenadora geral do Projeto Mais Cultura nas Escolas, Cris Abramo, servirá como modelo para outras escolas em todo o país. Segundo Abramo, “a escola se destacou pela qualidade, atendendo a todos os eixos propostos no Mais Cultura, e pela pesquisa em Identidade Cultural e envolvimento escola/alunos e comunidade”.

O Mais Cultura nas Escolas é um projeto do Governo Federal que visa à promoção do diálogo entre iniciativas culturais e educação formal. É desenvolvido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), junto com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em sistema de cooperação. Na U. E. Luís Miguel Budaruiche, o projeto é coordenado pela artista parceira Carla Senna.

“Nós desenvolvemos atividades de teatro, literatura de cordel, pesquisa de identidade cultural, artesanato e fotografia. As pesquisas envolvem os pais e a comunidade, e são voltadas para a história e as manifestações culturais de Timon. Isso colabora com o envolvimento família e escola e principalmente com o autoconhecimento e autoestima dessas crianças como timonenses”, explicou Carla Senna. As atividades envolvem 22 alunos do 5º ano e a colaboração da diretora da escola, Girlene Adriano, tem sido fundamental. “Ela abraça o projeto com muita dedicação e isso é extremamente importante”, acrescentou a artista.

Cleane Silva é mãe de Stefane, de 11 anos, uma das alunas que participam do projeto. Ela conta que, além de aprender noções de teatro, literatura, artesanato e fotografia, a filha melhorou o comportamento. “Fazer parte desse projeto foi muito bom para ela. Ela aprendeu muita coisa e até melhorou o comportamento”, avaliou a mãe.

Mais projetos

Através do Mais Cultura nas Escolas, foram contemplados 5.069 projetos em escolas de todo o Brasil. Os três estados que mais se destacaram em todo o país em números de projetos foram, em primeiro lugar, a Bahia, seguida pelo Ceará e pelo Maranhão. Contemplada pela primeira vez em 2014, a cidade de Timon se destacou com o maior número de projetos aprovados no estado, um total de 27. Dentre estes, a U. E. Luís Miguel Budaruiche foi considerada escola exemplar e passa a ser referência no Mais Cultura nas Escolas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens