Escola Digna muda história de 50 anos de abandono à educação no MA
Blog do Jorge Vieira – É fato que para uma nação, estado ou cidade crescer a chave está na educação, mas apesar disso a história no Maranhão mostra que nos últimos 50 anos essa não foi a regra no estado. Apenas este ano, se viu pela primeira vez, o empenho de um governador para mudar a realidade nefasta de estudantes de diferentes séries aglutinados em barracões de barro com telhado de palha.
O programa Escola Digna lançado pelo governador Flávio Dino não poderia ter nome melhor, é de fato dar dignidade não apenas a estudantes, mas também aos professores dessas unidades. Acima de tudo, o programa é um socorro aos municípios, uma vez que o problema ocorre essencialmente nas redes municipais.
O que se viu em quase 50 anos de mandato político do grupo Sarney foi um fechar de olhos para esse problema, deixando os prefeitos à revelia e castigando principalmente o futuro de pequenos maranhenses penalizados com a falta de estrutura e condições tão adversas para o aprendizado.
Para este primeiro ano do programa, a meta anunciada do Governo do Estado é licitar a construção de 300 escolas, sendo que 182 já estão com processos em andamento e em Marajá do Sena já foram iniciadas as obras das 12 primeiras escolas.
O socorro urgente à educação nos municípios não inclui apenas a estrutura física, as prefeituras que fizeram o credenciamento e adesão ao programa também terão assistência técnico-pedagógica para os professores e para as secretarias municipais de educação.
É a primeira vez que o Governo do Estado descruza os braços para um problema grave e apresenta uma alternativa de socorro para os prefeitos de todo o estado. Investir na educação significa acreditar na riqueza que os maranhenses podem proporcionar.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.