Empregos formais ainda representam um problema no estado
O contingente de desempregados é preocupante no cenário maranhense. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, atestam que em 2013 o Maranhão já soma 1.431 perdas de postos de trabalho.
No período de junho de 2012 e junho de 2013, o Maranhão já perdeu 15.896 postos de trabalho com carteira assinada. No mesmo período a contabilização da geração de empregos apontou 9.287 novas vagas.
Após sete meses consecutivos de perdas nos postos de trabalho formais, o estado apresentou uma recuperação no mês de Junho, gerando 734 novos postos de trabalho.
Na tendência negativa da geração de empregos no Maranhão, a capital apresenta o cenário mais sintomático. São oito meses consecutivos de curva descendente e 13.001 postos de trabalho perdidos.
Os dados do Maranhão aparecem em contraste com os do país. Somente este ano o acúmulo de empregos do país foi de 826.168 postos de trabalho, o que representa uma expansão de 2,09% no nível de emprego.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.