O caos da gestão do ex-sarneisista Chico Gomes em Viana
Em Viana, cidade administrada pelo ex-sarneisista histórico Chico Gomes, a quem o ex-secretário Ricardo Murad – investigado pela Polícia Federal – pediu votos nas eleições passadas, o transporte escolar é feito com ônibus em precárias condições.
O promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar; a chefe em exercício da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Leylane Maria Silva; e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Jairo Cavalcanti, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 2, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, o resultado de mais uma etapa da Operação Pau-de-Arara.
A vistoria conjunta foi realizada, de 23 a 27 de novembro, e teve o objetivo de averiguar a oferta do transporte escolar em Viana e outros municípios.
A ação integra o projeto “Transporte Escolar: uma questão de dignidade e justiça”, do Centro de Apoio Operacional da Educação, do Ministério Público do Maranhão (CAOp-Educação).
De acordo com o relatório, foram encontrados problemas graves nos locais inspecionados, que colocam estudantes em situação de risco, como transporte sendo feito em veículos paus de arara, automóveis sem a adequada adaptação para transportar estudantes e veículos em péssimas condições de conservação, com equipamentos quebrados, estrutura danificada e enferrujada, pneus carecas, sem cintos de segurança e sem assentos.
Também foram averiguados os recursos aplicados na contratação dos veículos, valores que foram considerados exorbitantes pelas autoridades dos órgãos fiscalizadores, em razão da péssima qualidade na prestação do serviço. A soma da verba aplicada em Viana chega a R$ 3 milhões.
A inspeção foi feita por meio de auditoria nas contas e contratos; entrevistas com alunos e motoristas; levantamento fotográfico e filmagem dos transportes; e fiscalização das rotas.
De acordo com o promotor de justiça Paulo Avelar, a primeira providência a ser tomada pelo Ministério Público será propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município. Caso não haja avanço, serão tomadas medidas judiciais cabíveis.
O prefeito de Viana, Francisco de Assis Castro Gomes, o Chico Gomes foi eleito com a ajuda da ex-governadora Roseana Sarney, do ex-secretário Ricardo Murad e outros partícipes da oligarquia Sarney. Quando Chico Gomes era candidato a prefeito, Roseana, ainda no governo, deu todo apoio à sua eleição, chegando a afirmar que ele era seu amigo leal há mais de 30 anos (veja aqui). Gomes, que antes foi líder do governo Roseana na Assembleia, foi eleito e continuou tendo toda ajuda de Roseana Sarney, antes dela deixar o governo. Agora, depois de se filiar a um partido da base do governo Flávio Dino, tenta esconder que um dia foi da cozinha de Sarney.
Só não consegue encobrir o caos da sua gestão. Hoje a cidade de Viana passa por um colapso administrativo, situação de calamidade atestada por órgãos de fiscalização do estado.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.