Em rede social, Romário convida Barbosa a disputar o governo do Rio pelo PSB
Da Folha de São Paulo
O deputado Romário (PSB-RJ) convidou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, a se filiar ao partido para disputar o governo do Rio em 2014. O apelo foi postado publicamente no Facebook nesta terça-feira (19).
O ex-jogador assumiu o comando estadual da legenda em setembro. Uma de suas missões é ajudar o pré-candidato socialista à Presidência, Eduardo Campos, a montar um palanque no Rio.
“O Joaquim é um cara de coragem, não tem medo de enfrentamento. A política está precisando de gente assim”, disse Romário à Folha. “Ele pode ser um grande presidente da República. E o Rio pode ser um grande laboratório para ele antes disso”, acrescentou.
No post, Romário elogiou a “condução do mensalão”. À Folha, ele reiterou os cumprimentos: “Ele está de parabéns. Eu vi essas prisões como a Justiça sendo feita. O povo brasileiro estava cobrando que o mensalão não acabasse em pizza”.
Especial: O julgamento do mensalão
Dirceu, Delúbio e Genoino dizem não aceitar humilhação
Como juízes só precisam se filiar a um partido seis meses antes das eleições para poder participar da disputa, Barbosa tem até abril para ingressar em um partido caso queira concorrer a um cargo.
Romário recentemente se desfiliou e retornou ao partido. A volta foi motivada pela entrega do comando do diretório da sigla no Rio. Uma de suas missões é ajudar Campos a montar um palanque no Estado. Além disso, para permanecer no PSB, Romário recebeu a promessa de que vai disputar a Prefeitura do Rio em 2016.
O grupo de Campos e da ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) busca um nome pouco identificado com a política tradicional para lançar como fator surpresa na eleição do Rio.
Já foram sondados o ator Marcos Palmeira, agora filiado ao PSB, e o cantor e ex-ministro Gilberto Gil, do PV. Outra opção seria apoiar o deputado Miro Teixeira, pré-candidato do PROS.
Barbosa já sugeriu que pode deixar o STF para se candidatar a presidente, mas nunca falou sobre a hipótese de concorrer no Rio. “Não tenho no momento nenhuma intenção de me lançar candidato à Presidência. Pode ser que no futuro mude”, disse em outubro, em evento da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
Leia a íntegra do post de Romário:
Primeiramente gostaria de parabenizar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pela condução do Mensalão. Espero que, de agora em diante, a justiça valha de fato para todos, que os crimes de corrupção sejam julgados com o mesmo rigor.
Além disso, aproveito a ocasião para convidar publicamente, como presidente do PSB-RJ, o Sr. Joaquim Barbosa a se filiar a legenda e se candidatar ao governo do Rio. O PSB do Rio está de portas abertas para todos aqueles que desejarem fazer política decente.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.