Em Cabo Verde, vice-governador Felipe Camarão fecha parceria para novos negócios e intercâmbios
Após viagem às Ilhas de Açores, em Portugal, o vice-governador Felipe Camarão esteve em Cabo Verde, na África, para encontro na Universidade de Cabo Verde e também no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na ocasião, concretizou parceria para intercâmbio educacional e cultural entre professores e tratou das novas relações comerciais entre o Maranhão e Cabo Verde.
Na Universidade, localizada na cidade de Praia, em reunião com o reitor, Arlindo Barreto, e com a vice-reitora, Sandra Freire, Felipe Camarão falou sobre a parceria, realizada entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Governo do Maranhão que possibilitou, em 2018, que 61 integrantes, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e membros das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e a de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (Sedihpop) irem em intercâmbio a Cabo Verde.
Na ocasião, o vice-governador requisitou nova parceria, que foi prontamente atendida e, em breve, novos professores poderão ir a Cabo Verde fazer intercâmbio cultural.
“Estou muito honrado, em Cabo Verde, na cidade de Praia, em visitar a Universidade de Cabo Verde e ser atendido pelo reitor Arlindo Barreto para que a gente possa tratar sobre os protocolos de cooperação entre o Governo do Estado do Maranhão e a Universidade. Fomos muito bem recebidos, já encaminhamos os nossos próximos passos e, em breve, professores da Rede Estadual do Maranhão estudarão aqui na Universidade, farão a sua formação sobre os estudos afro-brasileiros”, ressaltou o vice-governador Felipe Camarão.
Já o reitor Arlindo Barreto agradeceu a visita na esperança de que haja essa importante parceria educacional entre o Maranhão e a Universidade de Cabo Verde.
“Foi um enorme prazer recebermos aqui essa visita. Cabo Verde e o Brasil são países irmãos, que têm o mesmo substrato cultural e já tivemos uma ligação muito forte no passado e, agora, poder ter a oportunidade de restabelecer essa ligação caiu no momento exato. Portanto, estamos muito contentes com essa visita, esperançosos e certos de que arrancaremos essa ligação”, afirmou o reitor Arlindo Barreto.
A última agenda em Cabo Verde foi no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Felipe Camarão foi recebido pelo diretor geral da Cooperação Econômica, embaixador Carlos Semedo. Em pauta, novas relações comerciais entre o Maranhão e o país.
Na conversa institucional, o vice-governador levantou quatro possíveis rotas de investimentos no Maranhão: educação, cultura, turismo e comércio exterior. Para o diretor geral, esse é o melhor momento, já que Cabo Verde tem um plano de desenvolvimento até 2030.
“Queremos ser uma imensa nação do atlântico médio. Toda a parceria que fechamos com o Brasil é sempre bem-sucedida. Desta vez não será diferente. Esperamos em breve assinar acordos comerciais com o Maranhão”, ressaltou o diretor Carlos Semedo.
Após o carnaval, equipe técnica fará um protocolo de cooperação entre os países.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.