Eliziane diz que dará prosseguimento à obra do VLT: “seria uma irresponsabilidade…”
Nesta terça-feira (18) Eliziane Gama (PPS) e o vice, cabo Campos, participaram da série de entrevistas promovidas pela TV Guará (canal 23), nos programas Sabatina TV Guará e MA Acontece, respectivamente. Ambos integram programação especial feita com as chapas que concorrem à Prefeitura de São Luís.
A sabatina foi conduzida pelo jornalista e apresentador Américo Azevedo Neto, que fez o papel de moderador, e contou com a participação de jornalistas convidados: Gilberto Léda (O Estado do Maranhão), John Cutrim (Jornal Pequeno) e Raimundo Borges (Jornal O Imparcial).
Os temas das perguntas foram relacionados ao plano de governo da candidata.
Abastecimento de água
Quanto ao problema do abastecimento de água e tratamento de esgoto, Eliziane garantiu que no prazo de até 60 dias, após assumir o governo de São Luís, fará estudo técnico para analisar a continuação ou recisão de contrato quanto com a Caema, empresa que presta estes serviços em São Luís.
“Existem bairros como São Raimundo e a área Itaqui-Bacanga onde os moradores chegam a ficar 30 dias sem o abastecimento de água”, pontuou Eliziane, lembrando que o esgoto de São Luís não é tratado, por isso o grande problema das praias impróprias para banho.
Uma das soluções propostas pela candidata foi a Parceria público-privada (PPP), a exemplo do que acontece em outras capitais, como Fortaleza (CE).
Especulação imobiliária e sustentabilidade
Em relação ao crescente mercado imobiliário em São Luís e a falta de critério quanto a perfuração de poços artesianos feita pelos novos condomínios, Eliziane garantiu que em seu governo as licenças serão concedidas acompanhadas pela legislação em vigor e critério mais rigorosos, seguidos do Plano Gestor.
“Quando eu assumir, irei reunir com sociedade civil organizada, entidades e fazer valer o Plano Gestor. Vou dar incentivos, descontos no IPTU para os moradores que preservarem até 30% da área verde em suas casas; e os condomínios terão que construir suas próprias centrais de tratamento em vigor”.
Moradia e vulnerabilidade social
“Criarei uma Superintendência de Regulamentação Fundiária, para garantir que o morador tenha as escrituras legais de sua terra”, afirmou Eliziane.
A candidata acrescentou que ampliará o Programa Minha Casa, Minha Vida, para dar condições melhores de moradias a população que vive nas áreas de ocupações espontâneas. E construirá cinco grandes centros de esporte, cultura e lazer para juventude, oferecendo oportunidade para os jovens saiam da situação de vulnerabilidade social.
Quanto ao trabalho com as mulheres efetivará programas que combatam o índice de mortalidade materna e fará a ampliação de creches.
Geração de emprego
O turismo sustentável, investimento na cultura, pequeno produtor e no trabalho de seleção e coleta de resíduos sólidos, além de parcerias feitas com cooperativa de catadores serão iniciativas do governo Eliziane para gerar renda e movimentar a economia local.
Mobilidade Urbana
Uma das ações imediatas que Eliziane fará será uma licitação para a contratação de serviço de transporte. “Para fazer isso é preciso coragem, e isto eu tenho! Iremos fazer uma licitação para garantir um serviço de qualidade e um melhor preço do transporte público para população”, garantiu.
Eliziane acrescentou ainda que é urgente a resolução do problema com o transporte de massa em São Luís. Questionada sobre a continuidade do VLT, obra que já foi iniciada com recursos públicos, Eliziane garantiu que baseará suas decisões nas informações apresentadas sobre o projeto.
“Seria uma irresponsabilidade pública não dar continuidade a uma obra caso ela fosse legal, viável e necessária. E irresponsabilidade pública não faz parte de minha história política”, afirmou Eliziane, que reforçou: suas decisões serão baseadas nos projetos apresentados pelo atual gestor e na análise técnica de legalidade da obra.
Saúde
Atenção especial para a saúde, no sentido de tentar solucionar ou minimizar o máximo possível os problemas quanto marcação de consultas serão ações de Eliziane.
Ela finalizou a entrevista convocando o povo para assumir o compromisso de um segundo turno para construírem uma São Luís melhor.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.