Eleições da OAB MA devem terminar em nocaute a favor da atual gestão
Não adiantou a oposição à atual diretoria da OAB/MA antecipar o primeiro round da disputa eleitoral deste ano, marcada para novembro deste ano. O presidente da Seccional maranhense, Mário Macieira, provou que é, literalmente, um peso pesado. Em recente pesquisa de avaliação, a gestão de Macieira é aprovada por mais de 50% dos advogados. A pré-candidata, Valéria Lauande, uma sílfide, possui esmagadora preferência de 62% do eleitorado formado por advogados e advogadas regularmente inscritos na Ordem. Os números não foram ainda divulgados, mas vazaram por uma conversa de WhatsApp entre advogados ligados ao grupo que apoia Lauande.
Na briga para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, o candidato Charles Dias não tem poupado críticas à atual gestão. Dias acusa a OAB de não possuir independência porque alguns dos membros da diretoria mantem vínculos de amizade com o governador do Estado Flávio Dino. Nas campanhas passadas, a mesma acusação foi feita ao presidente da OAB/MA, que é primo da ex-governadora, Roseana Sarney. Mas a Comissão de Direitos Humanos da Seccional denunciou o governo da prima do presidente até na Organização dos Estados Americanos (OEA) pelas barbáries ocorridas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
E até a Fundação do ex-presidente José Sarney foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por parte da OAB/MA. Em apenas cinco meses do atual governo, a OAB já cobrou do Estado o pagamento dos advogados dativos, os precatórios, que também foram reivindicados no governo de Roseana, e acaba de emitir nota, criticando a Polícia Militar pela execução de Diego Geane Ferreira Fernandes, no município de Vitória do Mearim.
Enquanto a oposição insufla os advogados a se revoltarem contra a OAB, em razão de um protocolo de segurança no Fórum do Calhau, exigido agora em todo o Brasil pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a aprovação da gestão de Macieira é atestada por números favoráveis. No próximo dia 13, a diretoria inaugura o Clube do Advogado, o primeiro da história da entidade.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.