Eleição no TJ/MA: Nelma Sarney ou José Joaquim
No próximo dia 4 de outubro o mundo jurídico maranhense estará com os olhos e ouvidos voltados para a mais alta corte judicial. Acontecerá a eleição para a escolha do próximo Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
Se a coisa estivesse seguindo seu rumo normal, tudo seria tranquilo com os 27 Desembargadores escolhendo entre os três mais antigo, e um seria o Presidente, o outro o vice e o terceiro o Corregedor, sentariam todos no Pleno e tudo acabaria em um grande almoço em um restaurante da cidade.
Mas já está claro em todos os corredores que teremos uma disputa acirrada, e até quem diga que teremos uma espécie de primeiro teste de força entre dois grupos políticos que disputam as eleições para o Governo em 2018. De um lado, um grupo liderado pela Desembargadora Nelma Sarney, onde estará incluído uma boa parte do Pleno que trabalha e defende há anos uma tradição e uma espécie de “DESEMBARGADOR DA VEZ”. Soma-se a esse grupo, algo em torno de 11 Desembargadores, que deverão torcer para que no próximo dia 4 de outubro o consenso prevaleça.
Do outro lado, destaca-se o Desembargador José Joaquim (JJ), que estaria sendo ungido por outro grande grupo, constituído por 12 Desembargadores que já dão como certa a vitória de JJ com os votos dos outros 4 membros indecisos.
As bancas de apostas estão por enquanto sem nenhuma tendência de ganhador ou de favorito. O que se sabe é que a parada vai ser dura e o vencedor entrará para história como o grande conciliador do processo político atual. (Com blog do Minard)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.