Edivaldo prestigia atividades em homenagem ao Dia da Mulher
Acompanhado da primeira-dama, Camila Vasconcelos, e da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, o prefeito Edivaldo prestigiou as atividades festivas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizadas no Hospital da Mulher, na Vila Embratel. Participaram da celebração funcionárias e usuárias do serviço naquela unidade de saúde.
Para comemorar a data, uma programação diversificada foi promovida no pátio externo do hospital. Além de orientações sobre saúde preventiva, as mulheres foram recepcionadas com música ao vivo e participaram de momentos culturais como apresentações teatrais, danças, entre outras atividades. Houve ainda distribuição de brindes e flores às participantes.
No evento, o prefeito Edivaldo destacou que a melhor forma de homenagear as mulheres é proporcionando a elas um atendimento de qualidade, humano e respeitoso na área da saúde e em todos os outros setores da administração pública, assim como vem sendo feito no Hospital da Mulher.
“O Hospital da Mulher hoje é uma referência em qualidade na prestação de serviços voltados à saúde da mulher. Dispomos aqui dos melhores profissionais nas áreas atendidas e os melhores equipamentos hospitalares. Além do mais, reativamos serviços paralisados e passamos a oferecer outros nunca oferecidos, como o atendimento em neurologia, que realiza cirurgias de aneurismas, por exemplo”, disse o prefeito, acrescentando ainda que em breve o local contará com mais cinco leitos de UTI, o que representa um incremento de 100% no número de leitos, que passará de cinco pra dez.
Uma das mulheres homenageadas no evento, a secretária Helena Duailibe lembrou que há dois anos o hospital contava apenas com 24 leitos. “Hoje já são 50 leitos e estamos buscando a cada dia melhorar e ampliar o atendimento no Hospital da Mulher, uma unidade extremamente importante para o fortalecimento da rede municipal de saúde”, disse.
REESTRUTURAÇÃO
No ano passado, a unidade passou por uma completa reestruturação dos serviços prestados no hospital. Além de melhorias em sua estrutura física, passou a oferecer novos serviços de diagnóstico por imagem como tomografia computadorizada, aumentando a capacidade de atendimento para até mil exames; aquisição de aparelho próprio de raio-X, entre outros equipamentos hospitalares.
As pacientes do Hospital da Mulher passaram a contar também com o serviço de mastologia, que estava paralisado e voltou a ser implantado, e também com o serviço de prevenção do câncer de mama com consultas com especialistas e realização de biópsia no próprio hospital.
Com a implantação dos novos serviços e a ampliação do número de leitos de internação e de UTI, o Hospital da Mulher superou 70 mil atendimentos somente no ano de 2014. O número é quase o dobro do registrado há dois anos, que chega a pouco mais de 37 mil. No ano passado, foram contabilizadas ainda 536 cirurgias, o maior número registrado nos últimos sete anos.
A funcionária pública Dalva Carvalho Caldas, 60 anos, chegou ao Hospital da Mulher no início da manhã para uma consulta cardiológica. Enquanto aguardava o atendimento, participou das atividades em homenagem às mulheres. “A celebração está muito bonita, nós merecemos. Esta é a terceira vez que venho me consultar aqui e todas as vezes que precisei fui muito bem atendida”, disse.
A conselheira distrital de saúde da área Itaqui-Bacanga, Marcelina Lindoso, relatou durante o evento que a efetivação dos serviços no Hospital da Mulher é um sonho realizado. “A unidade é um claro exemplo de gestão que tem de fato um compromisso de melhorar a vida da população”, disse a conselheira.
OUTRAS ATIVIDADES
Ao longo desta semana várias secretarias e institutos realizaram ações antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) homenageou as mulheres com um café da manhã na sexta-feira (6), em evento realizado no Centro de Convivência, no Olho D’Água. Cada uma das mulheres recebeu rosas, participaram de um aulão de zumba e houve sorteio de peças produzidas na oficina de artesanato.
Segundo o presidente do Ipam, Raimundo Penha, com essas atividades frequentes, o “Viver Mais” vem cumprindo a sua missão de garantir mais qualidade de vida aos aposentados e pensionistas que participam do projeto. “A integração, o entretenimento, a confraternização alimentam este projeto que foi pensado para esse público que ama a vida, que sabe viver. Na semana da mulher, não poderíamos deixar de celebrar essa data tão especial. A todas as mulheres, as minhas felicitações”, declarou Raimundo Penha.
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) também organizou um café da manhã especial para as servidoras. “É uma data importante para as mulheres e nada melhor que homenagear nossas servidoras, que a cada dia contribuem para nossas ações”, completou a secretária da Semsa, Fatima Ribeiro.
Ainda na sexta-feira (6), a Prefeitura realizou ação social na Unidade Mista Itaqui-Bacanga com a oferta de serviços de saúde e atendimentos especiais, como cortes de cabelo, tratamentos capilares, cursos de maquiagem e atividades laborais. No total, mais de 250 atendimentos foram prestados especialmente ao público feminino.
A dona de casa Aparecida Conceição, de 57 anos, moradora da Vila Isabel, fez questão de receber os serviços. Além de fazer o exame preventivo do câncer e de aferir a pressão arterial, a dona de casa também fez tratamento capilar e participou do mutirão de maquiagem. “É uma coisa boa e que a gente gosta quando tem. Decidi chegar cedo para participar”, afirmou.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.