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Edivaldo inaugura Central de Atendimento Social nesta quarta-feira

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Prefeito Edivaldo inaugura espaço para melhor atender população de São Luís

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, vai inaugurar nesta quarta-feira (15), às 9h, a Central de Atendimento Social, espaço totalmente novo de atendimento à população da capital.

A Central vem oferecer à população de São Luís um atendimento humanizado, diferente do que foi encontrado pela equipe da Secretaria em janeiro deste ano, quando a situação era caótica. “Filas que se formavam desde a madrugada, horas de espera, mães amamentando sentadas pelas escadas, servidores submetidos a condições insalubres de trabalho, foram alguns dos principais motivos que impulsionaram a construção deste espaço”, diz a titular da Semcas, Deborah Baesse.

A Central funcionará a partir da próxima segunda-feira (20), das 08h às 17h, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco. O local atenderá beneficiários dos programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de idosos e pessoas com deficiência, usuários dos benefícios socioassistenciais, homens e mulheres pra fazer cadastro no CadÚnico, além de benefícios eventuais, como ajuda com enxoval para grávidas.

Estrutura e atendimento

O novo atendimento será feito em uma área climatizada de 300m², com 23 estações de atendimento, 150 assentos para espera, um banheiro para pessoas com deficiência, além do Espaço Criança, destinado aos filhos menores das usuárias.

A triagem na recepção será feita através de senha personalizada, com identificação por meio de um número de documento do beneficiário ou do Número de Identificação Social (NIS).

Nestes cinco meses de gestão, tendo como foco o usuário dos serviços e como norte a Política Nacional da Assistência Social, a equipe da Semcas, além da inauguração desse espaço, se dedicou à execução das três grandes metas estabelecidas para os primeiros 120 dias de governo da gestão Edivaldo Holanda.

Realizações

A primeira entre essas metas foi a regularização da situação dos Conselhos Tutelares, que incluiu o pagamento de todos os alugueis em atraso, adequação dos espaços, com pequenas reformas, limpeza de caixas d´água e desratização, regularização do transporte e fornecimento de combustível, material de expediente e telefonia. O destaque nessa área foi o processo de regularização dos mandatos dos conselheiros, prorrogados através de Lei apresentada e sancionada pelo prefeito, após aprovação pela Câmara Municipal.

Além do trabalho junto aos Conselhos, a Semcas iniciou um processo de reordenamento da rede de atendimento socioassistencial de São Luís, atendendo e acompanhando mais de 400 pessoas com deficiência e suas famílias nos polos da Cidade Operária e Itaqui Bacanga, reinaugurando o CREAS Sol e Mar, restabelecendo a frota de veículos para atender todos os serviços da secretaria, capacitando 53 orientadores sociais do Serviço de Convivência Familiar e Comunitária e revisando a situação dos adolescentes acolhidos no Abrigo Luz e Vida. Foi realizada, ainda, a inscrição de 2.915 meninos e meninas no Pro-jovem Adolescente.

Outro importante público-alvo das ações da Semcas tem sido as pessoas com deficiência. Pensando em melhor atendê-las, foram finalizados os trâmites para implantação do Centro Dia, espaço destinado a esse público, com inauguração prevista para este semestre.

Foram adotados, também, procedimentos administrativos para celebração de convênios que garantam a construção de um CRAS e um CREAS, financiados com recursos do Governo Federal, além de um Albergue para População de Rua, cofinanciado pelo Governo do Estado.

Foram atualizados os cadastros das famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida, já tendo sido entregues 247 habitações do empreendimento São José V e, em fase de contratação, temos um total de 2.432 unidades. O que totalizará, até o final de junho de 2013, quase 2.700 moradias.

Também foram feitos mutirões em feriados e finais de semanas para atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família, registrando mais de oito mil atualizações no CadÚnico, 2.285 novos cadastros, 2.384 desbloqueios de benefícios e 189 expedições de Carteiras do Idoso para Passe Livre Interestadual o que, na prática, garante o recebimento desses benefícios pelas famílias que deles tanto necessitam.

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