Edivaldo e Gil Cutrim iniciam tratativas para implantação da metropolização
O processo de efetivação da metropolização da Ilha de São Luís foi o tema principal do encontro do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com o presidente eleito da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, ocorrido na manhã desta sexta-feira (1º), no Palácio La Ravardière.
Entre os vários assuntos tratados durante a visita de cortesia feita por Gil Cutrim ao prefeito Edivaldo, os dois gestores iniciaram as tratativas para a implantação da metropolização na Grande Ilha.
“Nós colocamos na pauta de discussão a metropolização, um assunto que vem sendo abordado desde os anos 90 e que agora vamos juntos trabalhar no intuito de formalizar ações concretas”, disse Edivaldo Holanda Júnior, ao ressaltar seu total empenho na idealização do projeto.
O primeiro passo estabelecido entre os dois prefeitos foi a elaboração de um protocolo de intenções entre as instituições e órgãos envolvidos, a ser assinado em breve que direcionará os passos e as ações a serem implementadas. “Feito isto, é que começaremos a discutir a implementação de políticas públicas compartilhadas em benefício das populações dos municípios da Ilha de São Luís”, explicou o prefeito de São Luís.
A metropolização, já regulamentada por lei na região da Ilha de São Luís, permite um planejamento compartilhado e coletivo entre os municípios de serviços de limpeza, pavimentação, saneamento, iluminação pública, saúde, mobilidade, programas etc.
Ao final, Edivaldo Holanda Júnior e Gil Cutrim firmaram parceria de trabalho institucional integrado e acertaram outra reunião na qual será assinado o protocolo de intenções entre os entes. Um grupo de trabalho, constituído por representantes das duas administrações municipais, será formado para elaborar políticas públicas comuns nos mais diversos setores.
“Foi uma visita de cortesia que fizemos ao prefeito Edivaldo e um dos assuntos predominantes foi a questão da metropolização, um dos nossos compromissos na condução da Famem. O objetivo é incluir também os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Bacabeira; conversarei com os prefeitos destas cidades para que possamos trabalhar de forma parceira, compartilhada de modo a propiciar qualidade de vida melhor à população”, afirmou Gil Cutrim.
As questões limítrofes dos municípios de São Luís e de São José de Ribamar fizeram parte dos pontos examinados.
Participaram da audiência o procurador-geral do município, Marcos Braid, os secretários Osmar Filho (Assuntos Políticos) e Márcio Jerry (Comunicação). O assessor jurídico da Prefeitura de São José de Ribamar, Gilvan Valporto e os secretários Fredson Froz (Governo) e Glaucio Ericeira (Comunicação) também estiverem presentes.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.