Edivaldo anuncia ações para os próximos meses em São Luís
Ao definir a saúde, educação e trânsito/transporte como áreas que necessitam de ações prioritárias no seu governo, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior elencou uma série de intervenções que serão executadas nestes três setores e reafirmou a concretização de compromissos de campanha no decorrer dos próximos três anos e oito meses de gestão.
As medidas foram anunciadas durante coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (10), no Palácio La Ravardière, ocasião em que o prefeito apresentou a jornalistas um balanço dos 100 primeiros dias de gestão. Ao lado do vice-prefeito Roberto Rocha, secretários municipais e auxiliares de governo, Edivaldo Holanda Júnior fez um relato, ponto por ponto, das metas cumpridas em cada pasta da sua administração. O deputado estadual Rubens Júnior também esteve presente no evento.
Paralelo a isso, o chefe do Executivo municipal enumerou medidas a serem cumpridas pelo seu governo no transcorrer dos próximos meses.
No âmbito da saúde, o prefeito Edivaldo afirmou que nos próximos dias será definido o local onde será construído o hospital Dr. Jackson Lago. “Estamos em fase de tratativas com o Exército Brasileiro sobre a possibilidade de disponibilização de uma grande área. As conversas estão acontecendo”, disse, ao ressaltar que o antigo terreno onde seria levantado o hospital na gestão anterior é inviável.
Também será publicado edital de licitação para a reforma e ampliação dos Socorrões, Hospital da Criança (disponibilização de novos leitos) e implantação da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na Educação, o prefeito informou que a Prefeitura trabalha na definição do terreno para a construção de 10 novas escolas para o ensino fundamental, 26 creches e 36 quadras poliesportivas na capital.
Ao se reportar ao trânsito e transporte, uma das demandas urgentes da cidade, Edivaldo Holanda Júnior garantiu a realização da licitação do transporte público, não viabilizada pelas gestões antecessoras. “Até o ano que vem a previsão é que todo processo esteja concluído”, assegurou. No intuito de dinamizar a fluidez no trânsito de São Luís, visando dar melhor mobilidade de tráfego nos corredores, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) implantará seis intervenções em seis pontos críticos. As providências fazem parte do Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).
Espaços por onde passam cerca de 500 mil pessoas por dia, os terminais de integração também integram a lista de ações e passarão por uma ampla reforma. “Está para ser licitado. Faremos deles um ambiente adequado para receber os usuários, com conforto, higiene e segurança”, disse.
Quanto às intervenções a serem desencadeadas na área de infraestrutura do município, o prefeito enfatizou a conclusão da obra de drenagem/pavimentação da Rua Cônego Tavares, a agilização da obra de drenagem do Mercado Central e a conclusão das obras do Canal do Gangan, prevista para o dia 15 deste mês. Atrelado a esse cronograma, serão intensificadas também as programações de recuperação asfáltica da malha viária da cidade.
“Pensávamos que não teríamos problemas no pavimento das avenidas e trabalharíamos somente nos bairros. Bastou chover e começaram a abrir crateras nas primeiras. O trabalho, portanto, hoje é redobrado”, ressaltou o prefeito Edivaldo. Ele revelou que as empresas que realizaram os serviços serão responsabilizadas.
Entre outros compromissos alinhavados, Edivaldo Holanda Júnior destacou a implantação ao longo do mandato das subprefeituras, criação das secretarias, construção do viaduto da Forquilha e o Bilhete Único. “Sobre este último estamos fazendo os procedimentos de estudo e logo que for concluído daremos início à licitação”, informou.
Ações para os próximos 30 dias:
Saúde:
1. Publicar edital de licitação para reforma e ampliação nos Socorrões e Hospital da Criança, com disponibilização de novos leitos e inúmeras melhorias.
2. Publicar edital de licitação para reforma em unidades mistas de saúde para funcionamento como leitos de retaguarda, desafogando os Socorrões.
3. Publicar edital de licitação para implantação da nova sede do SAMU no bairro da Alemanha.
4. Definição do terreno para construção do Hospital Dr. Jackson Lago.
Educação:
5. Definir os terrenos para o início da construção de 10 novas creches e 10 novas escolas em 2013, nos bairros com maior carência e demanda.
6. Lançar projeto de ampliação do Programa de Ensino em tempo Integral.
Trânsito e Transporte:
7. Publicar edital de licitação para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.
8. Iniciar a implantação de ações emergenciais de tráfego, abrangendo cinco pontos críticos e três trechos críticos (3,1km) da cidade.
9. Instalar 80 novos abrigos de ônibus e licitar a aquisição de mais 300 abrigos.
10. Implantar melhorias de iluminação nos abrigos de ônibus, por meio de parceria com a SEMOSP.
Obras:
11. Solucionar desapropriação e agilizar obra do Canal do Cohatrac.
12. Solucionar desapropriação e agilizar obra de drenagem do mercado central e Canal do Portinho (conclusão em 2013).
13. Concluir drenagem/pavimentação da Conego Tavares.
14. Concluir obra de recuperação da barragem do Batatã.
Urbanismo:
15. Publicar edital de licitação para contratação de estudos e projetos para urbanização e assentamentos do Programa Palafita Zero (R$ 2,187 milhões / OGU).
16. Lançar o Programa Minha Casa é Legal.
17. Iniciar estudos complementares para adequação do Plano Diretor.
Assistência Social:
18. Lançar novo Centro de Atendimento ao Cidadão, com prestação de serviços unificados de assistência social.
Governo:
19. Divulgar programa de PPPs.
20. Apresentar o resultado das Comissões Técnicas criadas em janeiro.
Turismo:
21. Lançar Programa de Capacitação de mão de obra e de empresários para o turismo.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.