Dutra é convidado a participar do Prêmio Congresso em Foco
Mesmo não eleito para a atual legislatura, Domingos Dutra foi o único ex-parlamentar a ser convidado para o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2015. O evento ocorreu em Brasília, em 19 de agosto, e contou com a participação de deputados, senadores, jornalistas e representantes das instituições que apoiam o projeto.
A presença do ex-deputado maranhense no evento, de acordo com o fundador do prêmio, Sylvio Costa, deu-se por ser um dos parlamentares com o maior número de indicação nas edições anteriores.
O objetivo da premiação é homenagear os parlamentares federais mais bem avaliados pela população. A votação pela internet iniciou no dia 20 de agosto e vai até 20 de setembro. Acesse www.premiocongressoemfoco.com.br e indique o parlamentar que você se identifica.
“O Prêmio Congresso em Foco é confiável e não indica parlamentares com processos em tramitação na justiça. É um incentivo a mais para o parlamentar exercer o papel pelo qual lhe foi confiado pelos eleitores”, destaca Domingos Dutra.
BIOGRAFIA:
Domingos Francisco Dutra Filho nasceu no povoado quilombola Saco das Almas, no município de Buriti (MA), em 20 de março de 1956. Sempre militou em defesa dos Direitos Humanos e batalhou por justiça social e democrática. Domingos Dutra formou-se em Direito em 1982 para lutar pelos mais necessitados e garantir dignidade aos pobres, em especial na defasa da Reforma Agrária e justiça no campo.
Dutra iniciou sua carreira política em 1988, quando fundou o Partido dos Trabalhos (PT). Em 1988 foi vereador de São Luís. Dois anos depois eleito deputado estadual e em 1994 teve seu primeiro mandato como deputado federal. Em 1996 Domingos Dutra foi vice-prefeito de São Luís na chapa de Jackson Lago, falecido em 2011.
Elegeu-se novamente deputado estadual em 2002. Em 2006 foi eleito como deputado federal e se reelegeu para o cargo na câmara federal em 2010.
Em 2008, foi relator da CPI do Sistema Carcerário e mostrou ao Brasil a realidade escondida atrás das grades de todo o País. Muitos, por preconceito ou medo de perderem votos, não quiseram participar da CPI, mas Domingos Dutra encarou a missão e visitou mais de 80 presídios, ouvindo detentos e funcionários. O trabalho resultou em um relatório de 500 páginas em um vídeo que mostra como realmente vivem os encarcerados no Brasil.
Em 2012 foi eleito Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Presidiu diversas audiências e promoveu várias diligências em todo o País para avaliar a situação de quilombolas, índios, encarcerados e cobrar na justiça agilidade em vários processos, como o assassinato do jornalista assassinado em São Luís, Décio Sá; a Chacina de Uniaí(MG), em que quatro servidores do Ministério do Trabalho foram assassinados por pistoleiros a mando de fazendeiros que faziam uso da prática do trabalho escravo; agressões contra índios e quilombolas, dentre outros.
No Maranhão, Dutra está sempre atuando em defesa do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida de seus conterrâneos. Seu maior sonho é ver o estado livre da pobreza, usando seus recursos naturais próprios; pescadores com condições de trabalho digno e adequado; a população desfrutando de qualidade de vida, em fim, um Maranhão de oportunidades.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.