DPE é a grande vencedora de prêmio do Ministério do Planejamento
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) foi a grande vencedora do Prêmio Maranhense para Excelência na Gestão Pública de 2014, concedido pelo Núcleo de Excelência Pública (NEP) – Maranhão, vinculado à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. A instituição arrebatou troféus e certificados, nas categorias ouro, de melhor organização pública, melhor líder público e melhor Comitê Gestor Interno (CGI), um feito inédito na história da premiação criada em 2011, com o objetivo de dar visibilidade ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e contribuir para uma sociedade mais justa, por meio do estímulo à implantação de uma cultura de excelência, primando pela responsabilidade social e focando nas melhores práticas de gestão.
A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, foi quem recebeu os prêmios, em solenidade realizada no auditório do Ministério da Fazenda, em São Luís, que contou com a participação do subdefensor geral, Werther Lima Junior, do corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Barros Leal, da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Clarice Viana Binda, autoridades, membros e servidores da instituição condecorada. Na oportunidade, também foi certificado como melhor consultor voluntário, o administrador, com especialização em Gestão para Excelência, Luiz Gustavo Santos de Araújo, atualmente servidor da Defensoria Estadual.
A Defensoria Estadual foi reconhecida por um conjunto de práticas, procedimentos e rotinas, responsável pela implementação de um modelo de gestão inovador e comprometido com a prestação de um serviço de qualidade. No julgamento da organização foram examinados critérios como, a clareza das necessidades dos usuários dos seus serviços, o desenvolvimento dos processos finalísticos e de apoio, qualidade dos serviços e insumos, tratamento a fornecedores e parcerias institucionais.
Para Mariana Albano, a premiação é resultado de um esforço conjunto, de membros e servidores, para manter o ritmo de crescimento, iniciado na gestão anterior, impulsionado pela interiorização da Defensoria, pelos investimentos na estruturação das unidades de atendimento e pela implementação de projetos e iniciativas direcionados aos diversos públicos atendidos pela instituição.
“Este é um prêmio que divido com os defensores públicos Aldy Mello Filho e Fabíola Almeida Barros, que abriram os caminhos para construirmos uma instituição cada vez mais sólida, que tem como parâmetro o respeito, a ética e a clareza de propósitos, características mantidas na gestão partilhada com os defensores Werther Junior e Peterson Leal. Desde 2011, como a então subdefensora, tenho me dedicado de forma apaixonada pela gestão, por acreditar que com responsabilidade, e pesando sempre no bem comum e na excelência dos serviços, podemos mudar a realidade das instituições públicas brasileiras, que ainda hoje carregam a imagem negativa de desempenho e credibilidade”, destacou a defensora geral, melhor gestora de 2014, ao apresentar a linha do tempo de implantação do GesPública na instituição, adesa desde 2010. “A nossa meta de gestão para o próximo ano é continuamos reconhecendo as boas práticas, aperfeiçoando-as para assegurar os avanços”, frisou a gestora, que este mês completa um ano na coordenação da Defensoria Geral do Maranhão.
A frente da solenidade de premiação, a coordenadora executiva do NEP no Maranhão, Rosa Graça Barreto Domingues, ressaltou que mais do que merecer, a Defensoria Pública do Estado foi a grande salvadora do prêmio, desenvolvido ano passado.
“2014 foi um ano atípico, onde os brasileiros tomaram conhecimento de vários escândalos de fraude e desvio de altas quantias, envolvendo organizações públicas, reforçando ainda mais a péssima reputação dessas estruturas no país. Aqui no Maranhão, ainda pensamos em desistir da premiação, uma vez que todas as demais instituições que concorriam ao prêmio não chegaram nem a alcançar a nota de corte, de 350 pontos. O entusiasmo, o desempenho e a eficiência da Defensoria mostraram que fizemos a coisa certa e agora temos a honra de premiar tão qualificada instituição”, disse, acrescentando que o prêmio é uma estratégia de melhoria e aprendizagem gerencial baseada na avaliação e melhoria do sistema de gestão. “Em 2014, baseados em critérios mais severos e exigentes, os nossos juízes saíram de seus gabinetes e avaliaram o trabalho da Defensoria in loco.
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