Dino sepulta era Sarney no Maranhão
Maranhão 247-Puxado pelo governador Flávio Dino, o PC do B decretou o fim da era Sarney no Maranhão. Êxito dos comunistas chama atenção: o PC do B saiu de cinco prefeitos eleitos em 2012 para 46 neste ano. O resultado dá a Dino o feito de ser o único representante da esquerda que conseguiu um resultado expressivo nas urnas, além, claro, de deixar explícito o enfraquecimento do grupo político do ex-presidente José Sarney (PMDB).
Das 217 cidades, Dino e seus aliados ganharam em 153 – cerca de 70% do total. Já o PMDB venceu em apenas 22 municípios, contra os 48 prefeitos eleitos em 2012, quando o Estado era governado pela filha do ex-presidente, Roseana Sarney.
Prova da força de Dino na disputa eleitoral é o que aconteceu na região metropolitana de São Luís. Dos oito municípios que compõem a Grande Ilha, quatro vão ser governados pelos vermelhos.
Dois desses municípios conquistados pelo PCdoB – Paço do Lumiar e Raposa – foram historicamente governados por aliados do grupo Sarney e ainda possuem as marcas desse tempo, seja pelas escolas que levam nomes do membros do clã ou as ruas esburacadas.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.