Dino: “que grau de confiança pode ter uma secretaria que transmite uma informação errada até para o poderoso Sarney?”
É grave a desorientação no governo do Maranhão. Agora o próprio senador Sarney declara ao jornal O GLOBO que recebeu informações erradas oriundas dos órgãos de segurança pública do governo do estado, que é dirigido (??) pela governadora Roseana.
Assim, ele cometeu uma imensa injustiça com juízes sérios e honrados, transmitindo a toda a sociedade maranhense que eles eram responsáveis por mortes e rebeliões.
Será que O Estado do Maranhão e os demais veículos de comunicação da oligarquia vão divulgar o erro cometido pelo senador Sarney? É importante para repor a verdade sobre a responsabilidade por mortes tão trágicas.
Além disso, fico extremamente preocupado: que grau de confiança pode ter uma secretaria estadual de segurança pública que transmite uma informação errada até mesmo para o poderoso senador Sarney? Se eles não se entendem nem entre eles…
Vejam trecho da matéria do jornal O GLOBO, publicada hoje:
Chacina em presídio deflagra guerra entre a família Sarney e o Judiciário do Maranhão
Senador responsabilizou os juízes das Varas de Execuções Penais em São Luís; magistrados culpam governo de Roseana Sarney
BRASÍLIA A carnificina dentro do maior presídio de regime fechado do Maranhão, com nove detentos mortos e dezenas de feridos na semana passada, deflagrou uma guerra entre o clã Sarney e o Judiciário no estado.
O senador José Sarney (PMDB-AP) utilizou o jornal de propriedade de sua família, O Estado do Maranhão, para responsabilizar os juízes das Varas de Execuções Penais em São Luís pela rebelião e isentar o governo de sua filha, Roseana Sarney (PMDB), de qualquer culpa pela tragédia.
Os magistrados reagiram e atribuíram ao Executivo estadual toda a responsabilidade pelas mortes. Os juízes também passaram a monitorar as investigações sobre o ocorrido, inclusive a apuração da suspeita de que agentes de segurança do complexo penitenciário deixaram de intervir intencionalmente na briga entre facções rivais que resultou na matança.
……………………………………………………………………..
“O sistema prisional vive o colapso, a completa falência no Maranhão. Faltam vagas, trabalho aos presos e pessoal. Nada do que existe na lei é cumprido. O artigo foi uma infelicidade do presidente Sarney. Ele desconhece a área e se precipitou”, disse ao GLOBO o juiz Carlos Roberto.
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, Gervásio Santos, endossou as críticas a Sarney e à sua filha:
“Houve um flagrante equívoco do senador. O sistema está falido e não é uma prioridade do Executivo estadual. Na terra de Sarney, Pinheiro (cidade onde nasceu o senador), deveria ser construído um presídio com recurso federal, mas o dinheiro já foi devolvido duas vezes.”
No início da noite de terça-feira, em resposta ao GLOBO, o senador reconheceu o equívoco e pediu desculpas aos juízes. Recebi a informação dos órgãos de segurança do Maranhão. Agora, ao tomar conhecimento de que a mesma não tem fundamento, quero transmitir meu imenso pedido de desculpas a todos os juízes das Varas de Execuções Penais do Maranhão, reconhecendo o seu valioso trabalho, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa de Sarney.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.