Dino faz palestra para juízes, enquanto muitos políticos fogem…
O governador Flávio Dino foi o orador da palestra de abertura do XI Encontro da Associação de Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer). Na platéia, cerca de 30 juízes federais de 10 estados da federação. A data, para quem conhece os ritos da magistratura, não podia ser mais especial, a quinta-feira 11 de agosto, Dia Nacional do Advogado. Presente ao evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares.
Essa foi só mais uma de tantas demonstrações do prestígio que Flávio Dino mantém entre seus ex-colegas de magistratura, mesmo 10 anos após deixar a toga para dedicar-se à política. Em junho, o governador foi chamado para a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação de Juízes Federais (Ajufe), em Brasília.
Atuando como deputado federal, presidente de autarquia federal e agora como governador, Dino nunca perdeu o respeito junto aos antigos colegas de judicatura. É o contrário do que se vê da maioria dos políticos…
Certa vez, o ainda deputado federal Michel Temer queixou-se a outros parlamentares que, ao virar político, havia perdido prestígio junto aos antigos colegas do mundo jurídico. Antes da carreira parlamentar, Temer era um constitucionalista respeitado no meio jurídico. Ao se transformar em político, virou mais um rábula do executivo.
Outro político maranhense, de mais triste memória, gaba-se de seus contatos no Judiciário, que o livram até hoje a ele e a sua família de processos. Mas mesmo com indicações do período em que foi presidente da República por acaso, ou que ocupou a Presidência do Senado, não lhe trazem o respeito da categoria, muito pelo contrário.
A respeitabilidade de Dino junto ao Poder Judiciário foi fortalecida mesmo entre aqueles que discordam das posições políticas do atual governador em função da coragem ao se expor nacionalmente na luta pela manutenção do mandato constitucional da presidenta eleita Dilma.
Mas a essência do respeito deve-se à lisura: já são mais de 10 anos na carreira política sem máculas. Sua atuação tanto na Câmara como à frente da Embratur ocorreram sem que se ouvisse uma única denúncia de corrupção.
Por outro lado, Flávio Dino também mantém respeitabilidade junto aos colegas no judiciário porque optou por transformar sua atuação política num desdobramento da essência do Direito: a promoção da justiça.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.