Detran-MA destaca ações desenvolvidas pelas Circunscrições Regionais de Trânsito no Maio Amarelo
As ações da Campanha Maio Amarelo, desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), percorreram centenas de cidades a partir do trabalho organizado pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O movimento iniciou com grandes eventos de lançamento da campanha nas cidades-sede das Ciretrans, com palestras, blitzen educativas e distribuição de material informativo sobre a segurança no trânsito: panfletos, adesivos, lixocar e flanelas, e encerrou com atividades de mobilização popular.
As ações foram concentradas em abordagens educativas a partir do tema do Maio Amarelo deste ano: “Minha escolha faz a diferença”. No Maranhão, a mensagem ganhou o slogan “Pela vida, escolha o trânsito seguro”, buscando chamar atenção para as consequências das escolhas erradas e para a consciência de um trânsito mais humano.
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, falou da importância do Maio Amarelo. “As atividades do movimento foram desempenhadas em todo o Maranhão. Conseguimos atingir bem mais que os 125 municípios que planejamos, e observamos o engajamento da população ao longo do mês, o que comprova o sucesso da campanha de 2017”.As ações foram concentradas em abordagens educativas a partir do tema do Maio Amarelo deste ano: “Minha escolha faz a diferença”. No Maranhão, a mensagem ganhou o slogan “Pela vida, escolha o trânsito seguro”, buscando chamar atenção para as consequências das escolhas erradas e para a consciência de um trânsito mais humano.
Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, o trabalho em equipe foi fundamental para o grande alcance das ações. “O resultado positivo deste Maio Amarelo veio do esforço de centenas de funcionários e parceiros, dispostos a levar a mensagem pela paz no trânsito ao maior número de pessoas”.
Imperatriz
A segunda maior cidade do Maranhão é a sede da 1ª Ciretran, que atende às cidades da Região Tocantina. Por lá, as ações do Maio Amarelo foram estendidas para mais 12 cidades. Houve palestras nas escolas e blitzen educativas em todos os municípios. Por causa da proximidade, Imperatriz também realizou ações em conjunto com a 14ª Ciretran de Grajaú, nas cidades de Sítio Novo e Montes Altos.
Caxias
Cidade-sede da 2ª Ciretran, Caxias atende parte dos municípios da Região dos Cocais. Seis cidades receberam as ações da campanha coordenadas por esta unidade do Detran-MA: Caxias, Coelho Neto, Aldeias Altas, Buriti Bravo, Afonso Cunha e São João do Sóter. Foram feitas palestras em escolas, brincadeiras educativas com o público infantil e blitzen educativas.
Codó
A cidade também fica na Região dos Cocais e é sede da 3ª Ciretran. As ações desenvolvidas a partir de Codó chegaram também aos municípios de Coroatá, Timbiras e Pirapemas. As principais atividades foram as palestras nas escolas, blitzen educativas em praça pública e fiscalização da Lei Seca.
Balsas
No município foi instalada a 4ª Ciretran do Estado, responsável por dez cidades do Sul do Maranhão. As principais atividades neste Maio Amarelo foram realizadas na sede durante o mais importante evento da Região, a Agrobalsas. Na feira agropecuária, havia um stand para divulgação do Maio Amarelo, foram feitas blitzen educativas e de fiscalização.
Bacabal
No município, fica a 5ª Ciretran, que atende 15 cidades do Médio Mearim. Na região, houve uma série de atividades: exibição de vídeos educativos, palestras nas escolas e em instituições públicas e privadas, blitzen educativas nas principais avenidas, blitz na entrada de empresas de transporte e uma caminhada para marcar o encerramento das ações do Maio Amarelo.
Chapadinha
A 6ª Ciretran foi instalada em Chapadinha e atende uma das maiores regiões do Estado, com vinte e cinco municípios. A Ciretran levou o Maio Amarelo a municípios distantes mais de 100 quilômetros da sede, como é o caso de São Bernardo. Foram dezenas de palestras em escolas públicas e particulares e blitzen educativas.
Pedreiras
A 7ª Ciretran em Pedreiras conseguiu desenvolver 27 ações e levar a mensagem do Maio Amarelo a mais de 10 mil pessoas de forma direta. Ao todo, dez cidades foram beneficiadas com a programação que incluiu blitzen educativas, palestras e edições do projeto “Direção Certa, mais que papo de bar”. A Ciretran também organizou o sorteio de capacetes, como parte das ações com foco na redução de acidentes.
Pinheiro
A cidade é sede da 8ª Ciretran, responsável por todas as cidades da Baixada Maranhense. As ações chegaram a 13 municípios. Foram feitas blitzen educativas e palestras nas escolas municipais e estaduais. A Ciretran também organizou o sorteio de capacetes e realizou uma grande caminhada no encerramento da campanha.
Santa Inês
A 9ª Ciretran, instalada em Santa Inês, foi responsável por 33 ações do Maio Amarelo e levou a campanha para 17 cidades na Regional. Em São João do Carú, as atividades da campanha foram realizadas pela primeira vez desde a criação do movimento em 2010. Foram feitas caminhadas de mobilização e uma capacitação com palestras, dinâmicas e primeiros socorros.
Timon
A 10ª Ciretran, localizada em Timon, mobilizou ações em Matões, Parnarama e Coelho Neto. Na sede, as principais atividades envolveram os estudantes do ensino fundamental e médio. As blitzen educativas e panfletagens foram feitas em pontos estratégicos, cruzamentos e mercados tradicionais.
Açailândia
O município é a sede da 11ª Ciretran e fez ações do Maio Amarelo em mais três cidades: Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão e Bom Jesus das Selvas. Ao todo, foram 14 ações, entre elas, palestras em escolas e grandes blitzen com mobilização de parceiros.
Presidente Dutra
A cidade sede da 12ª Ciretran foi o centro das ações do Maio Amarelo para 18 municípios na Região Central do Maranhão. A Ciretran focou as atividades na distribuição de material educativo e palestras nas escolas.
Barra do Corda
Sede da 13ª Ciretran, de Barra do Corda, partiram dezenas de ações: blitzen educativas, palestras e edições do projeto “Direção Certa, mais que papo de bar”. As atividades foram desenvolvidas também em Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras. Foram um total de 28 ações, atingindo um público de aproximadamente 90 mil pessoas.
Grajaú
A 14ª Ciretran, que fica em Grajaú, realizou ações para um público de quase 5 mil pessoas. As principais ações foram feitas em empresas do setor da indústria de ferro gusa, rodoviárias e escolas. Os municípios de Arame, Formosa da Serra Negra e Fortaleza dos Nogueiras também receberam as ações do Maio Amarelo, desenvolvidas pela Ciretran como as blitzen educativas em ruas, praças, bares e restaurantes. A unidade do Detran-MA também trabalhou em conjunto com as Ciretrans de Balsas e Imperatriz.
São João dos Patos
A cidade abriga a 15ª Ciretran e foi responsável pela campanha em outros três municípios: Barão de Grajaú, Paraibano e Passagem Franco. A Ciretran realizou o sorteio de capacetes e habilitações na categoria “A”, para condução de motocicletas. Em Passagem Franca, por ocasião do aniversário da cidade, foi feito um trabalho intenso com abordagens educativas em grandes eventos, como um passeio ciclístico.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.