A despedida do povo do Maranhão a João Castelo
As santas exéquias, ritos e orações – com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus -, do deputado federal João Castelo (PSDB) foram celebradas, na tarde desta segunda-feira (12), no Plenário da Assembleia, pelos padres Heitor Moraes, Cláudio Corrêa e Manoel Assunção Júnior, respectivamente, das Paróquias São João Batista (Centro), Nossa Senhora Aparecida (Cohafuma) e São Cristovão. As irmãs Carmelitas e Franciscanas também participaram da comovente celebração.
Familiares, autoridades de todas as esferas de Poder, correligionários, amigos, admiradores e populares, lotaram o Plenário da Assembleia e, de forma constrita e respeitosa, participaram da celebração e deram o último adeus a um dos políticos mais populares do Maranhão dos últimos 45 anos. “O foco da nossa celebração será o legado deixado pelo político e cristão João Castelo Ribeiro Gonçalves. Sua experiência humanitária em favor do povo de Deus e a abertura das portas do Maranhão para o desenvolvimento são marcas indeléveis da caminhada desse cristão”, declarou o padre Heitor Moraes.
“Estamos aqui para rezar, suplicar e interceder junto a Deus para que João Castelo tenha acolhida na morada do Pai. A morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida. Por isto não estamos aqui para celebrar o fim, mas a passagem para uma outra vida. Assim é para aqueles que têm fé e acreditam que Cristo é a ressureição, o caminho e a vida. Deus dá a cada um segundo seu proceder. Aquele que crer passará para uma outra vida, na qual nenhum tormento mais o atingirá. Uma nova vida não mais condicionada às dores ou julgamentos humanos”, salientou o padre Cláudio Corrêa na homília da celebração.
A DOR DOS FAMILIARES
Em lágrimas e com a voz embargada, a filha e ex-deputada estadual Gardênia Castelo expressou assim os sentimentos dos familiares enlutados: “Era meu melhor amigo. Com ele, eu aprendi muito. Sinto uma dor imensa e um vazio enorme. A ficha de sua perda ainda não caiu. Mas nos gratifica e conforta ver o quanto ele era uma pessoa estimada, o que demonstra a presença espontânea de centenas de pessoas, hoje, aqui para, de forma carinhosa, se despedirem deste homem de bem, que começou sua luta em favor do povo aos 16 anos e só parou aos 79 anos. Deus quis assim, que ele vá em paz”.
DEPOIMENTOS
Para o jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, João Castelo foi um político competente. “Fomos colegas de Marista e sempre acompanhei sua carreira política. Foi um governador eficiente que construiu obras importantes e estruturantes para o Estado do Maranhão. Deixa uma imensa lacuna no cenário político e empobrece a classe política maranhense tão carente de novas lideranças”, acrescentou.
O jornalista e editor do Jornal Pequeno, Lourival Bogea, afirmou que João Castelo era um político querido, sincero e tocador de obras. “João Castelo realizou grandes obras como, por exemplo, o Projeto Italuís, hoje responsável pelo abastecimento de 60% da água de São Luís. É, sem dúvida, uma perda lamentável”, completou.
O vereador José Joaquim (PSDB) disse que João Castelo foi um amigo exemplar, um líder que não era impositivo, um bom pai e contou sempre com uma grande conselheira, sua mulher Gardênia, que sempre esteve ao seu lado. “João Castelo foi um político exemplar. Ele tornou-se um ícone da política do Maranhão”, acentuou.
O deputado federal Rubens Júnior (PC do B) afirmou que João Castelo ajudou muito a bancada do Maranhão, na Câmara Federal, com sua experiência e que foi, sem nenhuma dúvida, um político vencedor e querido pelo povo. “Deixa um legado de muitas obras e realizou um grande trabalho em favor do Maranhão”, destacou.
O deputado Adriano Sarney (PV) declarou ter recebido a notícia da morte do deputado federal João Castelo com enorme pesar e rogou a Deus para que o coloque em bom lugar. “Sua história política não morrerá nas páginas dos livros de História do Maranhão”, assinalou.
“Ele vai deixar saudades. Foi um grande homem público e um político que sempre buscou o entendimento. Ele deixa um legado, uma lição para as novas gerações de um gestor eficiente”, ressaltou o deputado Edilázio Júnior (PV).
O deputado Sérgio Frota (PSDB) afirmou que João Castelo foi um dos maiores políticos do Maranhão dos últimos 45 anos e um grande governador que construiu obras determinantes para o desenvolvimento do Maranhão como, por exemplo, o Complexo Esportivo Castelão. “Foi ele que me estimulou a ingressar na vida pública e no PSDB. Perco um grande amigo. Ele deixa uma lacuna difícil de ser preenchida”, revelou.
Para o deputado Levy Pontes, a morte de João Castelo representa uma perda enorme para o Maranhão. “Foi um político que sempre teve a retribuição do povo por tudo que fez. Deixou sua marca na política do Estado do Maranhão”, pontuou.
SAÍDA DO FÉRETRO
Sob intensos aplausos de um grande número de pessoas, o féretro foi retirado do Plenário da Assembleia, às 16h15, pelos cadetes do Corpo de Bombeiros e colocado em cima de um caminhão dessa guarnição militar, que o conduziu até o local do sepultamento, o cemitério Jardim da Paz, no Bairro Vinhais, acompanhado de um enorme cortejo. Ribamar Santana/ Agência Assembleia
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.