Deputados repudiam tentativa do grupo Sarney de relacionar oposição
Os deputados estaduais Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Júnior (PCdoB) repudiaram, na sessão desta segunda-feira (22), a tentativa, segundo eles, desesperadora de relacionar ou responsabilizar a oposição e o PCdoB com a crise na Segurança Pública que já vem se avolumando há anos no Maranhão.
Os parlamentares disseram que o caos é de responsabilidade do governo Roseana Sarney que se mostra incompetente e incapaz para evitar ou amenizar a onda de violência, sobretudo, em São Luís. Eles lembraram que quem governa o Maranhão ainda não é a oposição e nem o PCdoB e que a oligarquia tenta se eximir de um problema para o qual não deu atenção e nem tentou buscar soluções ao longo de vários anos.
Os deputados da oposição lamentaram a crise no Sistema Carcerário do Estado e os ataques criminosos orquestrados de dentro do Complexo de Pedrinhas, no final de semana, quando foram queimados pelo menos 17 veículos em três dias em São Luís. Segundo os parlamentares, a governadora Roseana Sarney (PMDB) perdeu, totalmente, o controle da Segurança Pública.
“Não adianta tentar escamotear a verdade e jogar a culpa para quem não tem culpa nenhuma. Tem gente insinuando que a oposição tem interesse em criar um clima de insegurança em São Luís. Isso é de uma maldade e de uma irresponsabilidade sem tamanho. Ninguém em sã consciência seria capaz de estimular a violência, até porque todos temos familiares, amigos e responsabilidade com quem mora na cidade”, disse Othelino Neto.
Segundo o deputado do PCdoB, é preciso que Roseana assuma toda a culpa da incompetência do governo do Estado. “Temos uma governadora omissa que não participa de nada do governo e que, infelizmente, deixou o Maranhão nessa situação de caos na Segurança. Para nós da oposição e para qualquer cidadão é triste ver o Maranhão assim”, frisou.
Intervenção federal no Maranhão
Diante do caos, o deputado Bira do Pindaré defendeu intervenção federal no Estado e apresentou requerimento a ser deliberado pela Assembleia, no sentido de solicitar à presidente da República, Dilma Rousseff, intervenção no Maranhão, nos termos do artigo 34 da Constituição Federal, em razão do grave comprometimento da ordem pública.
Segundo ele, o artigo 34 da Constituição respalda a presidente a tomar iniciativa de ofício em circunstâncias como essa. O deputado disse que ficou comprovado que todas as medidas anunciadas foram absolutamente ineficazes ou mesmo inexistentes. “E a prova está aí: o caos completamente instalado na nossa capital e no Estado. O Maranhão inteiro está assustado com o que acontece em Pedrinhas”, afirmou.
Já o líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), Rubens Jr. (PCdoB), defendeu pelo menos intervenção nos sistemas de Segurança e Carcerário. “A governadora faliu os sistemas de Segurança e Carcerário. Ela nunca teve interesse em resolver o problema. A terceirização culminou com a precarização do serviço público, mas a empresa do sócio do marido, Jorge Murad, está lá recebendo dinheiro”, denunciou.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.