Deputado Ricardo Rios parabeniza Caxias por inauguração de hospital
O deputado Ricardo Rios (PEN) disse em Caxias que o município deu um importante passo na área da Saúde com a inauguração do hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão. Com investimentos na ordem de R$ 21 milhões do Tesouro Estadual e governo federal, o novo hospital vai permitir que pacientes de Caxias tenham mais ofertas de atendimento e, o que é muito importante, irá beneficiar milhares de pessoas de cidades próximas. São pacientes que não precisarão mais se deslocar para outros centros, como Teresina, capital do Piauí, em busca de recursos médicos. “Caxias é um exemplo da política acertada que o governo está efetivando, ou seja, cuidando da atenção básica, não descuidando da prevenção, e, ao mesmo tempo, investindo em estruturas de porte para cuidar de questões mais complexas”, disse o deputado.
Léo Coutinho, prefeito de Caxias, disse que o hospital será de grande benefício para a cidade, e também festejou o fato de a unidade ter capacidade para beneficiar, além de Caxias, 26 municípios da região. “Agradecemos ao nosso governador Flávio Dino por esse hospital, pois ele complementará os serviços de saúde pública em nossa região, que já contava com quatro hospitais públicos municipais. Os hospitais do município continuarão funcionando normalmente, pois estamos aqui para fortalecer e ampliar o acesso a uma saúde de qualidade a população”, explicou Léo Coutinho.
O deputado Humberto Coutinho, presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, disse estar feliz em poder testemunhar a alegria do povo da cidade ao receber o hospital. E se declarou emocionado em poder constatar que muitas pessoas vindas de Timon e outras cidades vizinhas que estavam à espera de cirurgias, já estarem sendo atendidas nos mutirões ortopédicos e oftalmológico.
Por meio de processo seletivo, o Instituto Corpore para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que possui contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), contratou 402 funcionários dos níveis médio, fundamental, técnico e superior para atuar no hospital. O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos, aproximadamente.
Estrutura
O governador do estado, Flávio Dino, disse que o hospital cumprirá seu papel de atender bem os pacientes de Caxias e de toda a região leste. “Aqui serão feitos procedimentos de saúde de alta complexidade. Estamos na direção correta, desenvolvendo uma política de saúde que parte da atenção básica, valorizando a prevenção das doenças, mas que também segue os critérios da regionalização, com hospitais de grande porte que resolvam efetivamente os problemas”, disse.
O hospital possui 122 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 leitos de clínica pediátrica, 26 leitos de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 6 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.