Del Nero não vai a reunião e manda Fernando Sarney
Folha de São Paulo – O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ficou de fora da reunião do Comitê Executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Ele e o boliviano Carlos Chávez foram os únicos presidentes de entidades que não participaram do encontro nesta terça-feira (25) no Paraguai.
Del Nero enviou como representante do país, Fernando Sarney, um dos vices-presidentes da CBF e filho do ex-presidente José Sarney.
O Comitê Executivo é o principal órgão da Sul-Americana. Segundo comunicado da entidade, a reunião serviu para “tratar sobre diversos assuntos institucionais na Casa do Futebol Sul-Americano”.
Desde a prisão de José Maria Marin em maio, Del Nero não deixou mais o Brasil. Na época, Marin e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.
Após as prisões, Del Nero deixou a Suíça com destino ao Brasil e não participou do pleito que reelegeu Blatter.
O presidente da CBF é suspeito de integrar o esquema de corrupção.
Na semana passada, os senadores da CPI do Futebol quebraram o sigilo bancário e fiscal do cartola.
Parceiro da CBF há décadas, o empresário Wagner Abrahão também teve o sigilo quebrado pelos parlamentares. Em abril, a Folha revelou que Del Nero comprou por R$ 5,2 milhões uma cobertura dúplex do empresário. Na negociação, ele repassou por R$ 410 mil uma cobertura de 250 metros quadrados no mesmo condomínio ao empresário, além de um saldo devedor (que não teve o valor revelado)
Na próxima semana, a seleção embarca para os EUA, mas Del Nero dificilmente viajará. O time de Dunga fará dois amistosos lá. O primeiro será no dia 5 contra a Costa Rica. O segundo diante dos EUA, no dia 8.
De acordo com a coluna Painel FC, Del Nero elegeou o diretor de marketing Gilberto Ratto como seu representante nos amistosos da seleção brasileira em setembro, nos EUA. Ratto já fez o trabalho durante a Copa América, em julho, no Chile.
Na terça, o presidente da CPI do Futebol, senador Romário (PSB-RJ), ironizou o cartola. No mês passado,o presidente da CBF alegou que tinha que acompanhar o trabalho da CPI ao justificar sua ausência na reunião realizada na Suíça, que definiu a sucessão de Joseph Blatter. Romário disse que Del Nero poderia viajar para os EUA na próxima semana.
“Em relação ao presidente da CBF, ele pode ficar tranquilo, pode viajar sem problemas, que a gente o espera voltar”, afirmou Romário. A declaração do senador fez os participantes da sessão rirem.
O secretário-geral da entidade, Walter Feldman, confirmou que Del Nero não participou da reunião da Conmebol nesta terça. Ele disse que o dirigente está “mais preocupado com as questões nacionais e está designando representantes para as reuniões no exterior”.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.