Data AZ: Luciano Leitoa lidera com folga corrida pela prefeitura de Timon
Da Redação do Portal AZ
Se as eleições municipais em Timon (MA) fossem hoje, o candidato Luciano Leitoa (PSB) venceria os adversários com larga margem. É o que atesta a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Data AZ após as convenções partidárias. Na pesquisa estimulada, ele aparece com 52,25% das intenções de voto e na espontânea tem 31,75%.
O deputado estadual socialista tem nas duas simulações mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Edivar Ribeiro (PMDB), vice-prefeito da cidade, que tem 20,5% na pesquisa estimulada e 13,25% na espontânea. O terceiro colocado é o deputado estadual Alexandre Almeida, do PSD, que tem 10,75% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 16,25% na estimulada.
Os eleitores indecisos na pesquisa espontânea somam 41,25%, enquanto na estimulada chegam a apenas 6%.
O candidato Luciano Leitoa vence tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na zona urbana ele tem 31,72% das intenções de voto na pesquisa espontânea, chegando a 52,86% na estimulada. O segundo colocado, Edivar Ribeiro tem 14% na estimulada e 20,86% na espontânea.
Alexandre Almeida aparece com 8,57% das intenções de voto em pesquisa espontânea entre os eleitores da zona urbana. Na estimulada tem 13,71%.
Os indecisos somam 42,57% dos eleitores da zona urbana na pesquisa espontânea e 6,86% na estimulada.
O Instituto Data AZ ouviu 400 pessoas em 26 bairros e quatro localidades rurais de Timon, entre os dias sete e nove de julho, com uma margem de erro de 3,91% para mais ou para menos.
Luciano Leitoa vence também na zona rural, mas por menor margem: tem 32% das intenções de voto na pesquisa espontânea – mesmo percentual registrado para eleitores indecisos. O segundo colocado na sondagem espontânea entre os eleitores rurais é o deputado estadual Alexandre Almeida, com 26% e o vice-prefeito Edivar Ribeiro tem 8%.
Na sondagem estimulada entre os eleitores da zona rural, Luciano Leitoa aparece com 48%, Alexandre Almeida tem 34% e Edivar aparece com 18%. Não houve registro de indecisos.
Candidato Edivar é o mais rejeitado na pesquisa Data AZ
Segundo colocado na pesquisa, o vice-prefeito Edivar Ribeiro é o mais rejeitado entre os candidatos: 30,7% dos entrevistados disseram que não votariam nele para prefeito. Luciano Leitoa é o segundo colocado, com 24,50%. Alexandre Almeida vem em terceiro, com 15,75%.
O menos rejeitado é o último colocado na pesquisa, professor Costa, com 8% de eleitores declarando que não votariam nele, enquanto 15,5% não sabem ou não opinam e 6% não rejeitam nenhum dos postulantes.
CERTEZA DO VOTO
O deputado estadual Luciano Leitoa lidera a pesquisa e é também percebido pela maioria dos eleitores como quem vai vencer a disputa.
Independente do candidato em que declaram voto, 59,25% dos entrevistados dizem que o vencedor da eleição será Luciano Leitoa contra apenas 13,25% que veem como vencedor o vice-prefeito Edivar Ribeiro e 10,5% que acreditam na vitória de Alexandre Almeida.
Mesmo ainda a dois meses e meio das eleições, entre os eleitores que declararam já ter decidido em quem votar, 72,98% disseram que não pretendem mudar o voto. Os que dizem já ter decidido, mas ainda podem mudar o voto, somam 27,02%.
PREFEITA SOCORRO WAQUIM é MAL AVALIADA
O desempenho negativo do candidato Edivar Ribeiro, que tem apoio da prefeita Socorro Waquim, pode ser explicado na má avaliação que o eleitorado de Timon faz da administração municipal, avaliada como ruim e péssima por 54% dos entrevistados.
O conceito positivo da gestão municipal (soma de bom e ótimo) chega a 14,25%, enquanto os que consideram regular a administração Socorro Waquim somam 29,5%.
O vice-prefeito é percebido como candidato oficial da prefeita de Timon por 72,25% dos entrevistados.
Aparentemente, o eleitor de Timon não quer votar em candidatos com apoios de governantes. Segundo a pesquisa apurou, 23,25% dos entrevistados dizem que aumentariam sua vontade de votar em um candidato que recebesse o apoio da governadora Roseana Sarney, enquanto 30,75% declaram que diminuiriam a vontade de votar nesse candidato.
Esse dado é negativo para o deputado estadual Alexandre Almeida, percebido por 44,25% dos eleitores como candidato da governadora, contra 29,75% que veem o apoio de Roseana para o vice-prefeito de Timon.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Número de entrevistas – 400, realizadas em 26 bairros e quatro localidades rurais.
Margem de erro – 3,91% para mais ou para menos.
Período de realização – 7 a 9 de julho de 2012.
Contratante – Portal AZ
Registro – Protocolo TSE/Registro nº MA-00044/2012
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.