Com viagem de Brandão, Felipe Camarão assumirá o governo do Maranhão
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), irá assumir de forma interina o governo do estado.
Com a viagem do governador Carlos Brandão à China, a convite do presidente Lula, o comando do Palácio dos Leões ficará cargo de Camarão no período de 26 e 31 de março.
Felipe Camarão assumindo o governo, a secretaria de Educação será dirigida pelo secretário adjunto, Anderson Lindoso.
Lula convidou governadores de Estado para o acompanharem na viagem oficial à China, no final de março. Ao menos três governadores já foram chamados: o do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); o do Ceará, Elmano de Freitas (PT); e o da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Os três governadores do nordeste foram convidados em razão de seus estados serem alvos de possíveis negócios com a China. No Maranhão, por exemplo, os chineses têm interesse em uma refinaria.
Outros maranhenses
Lula já convidou também ao menos 20 deputados e sete senadores, incluindo aí parlamentares de partidos de oposição ao governo. Entre eles, dois maranhenses: Fábio Macedo (Podemos-MA), que é líder do Podemos, e Eliziane Gama (PSD-MA). Os dois são da base do Presidente.
Acordos
Os governos do Brasil e da China vão assinar ao menos 20 acordos de cooperação bilateral durante a visita de Estado que o presidente Lula fará entre 26 e 31 de março a Pequim e Xangai. Entre os acordos, está o que prevê a construção e o lançamento em órbita de um novo satélite sino-brasileiro, que permitirá um avanço na qualidade de imagem para monitorar o desmatamento florestal na Amazônia e outros biomas. Ainda estão acertadas uma cooperação na área de esportes, em diferentes modalidades, e uma cultural, para promover coproduções televisivas entre entes da mídia chinesa e a brasileira.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.