Com o afastamento dos Bringel, oposição tenta se reorganizar em Santa Inês
Do blog do Daniel Aguiar
Segundo publicou o Jornal Agora Santa Inês na edição impressa de número 908, a deputada estadual Vianey Bringel não será candidata à reeleição e o marido dela, o ex-prefeito de Santa Inês Roberth Bringel, também não será candidato a nenhum cargo político nas eleições deste ano. O casal de médicos, ainda segundo o jornal, vai cuidar da própria saúde.
“(…) precisamos de tempo para cuidarmos de nossa saúde e não se trata portanto de um ato de fragilidade política ou coisa assim. (…) não adianta ganharmos uma eleição e depois não termos saúde para ocupar o cargo para o qual ou eu ou minha mulher formos eleitos”, disse o ex-prefeito em publicada no jornal.
Órfãos e ainda desnorteados com a decisão dos Bringel, a oposição na cidade tentar juntar os pedaços e seguir adiante. É inquestionável o peso da liderança política de Roberth na Região do Vale do Pindaré e no estado do Maranhão como um todo. Prova disso foi a eleição de Vianey em 2010 com mais de 60 mil votos. Sem o grande líder, como ficarão os liderados? Nas vésperas das eleições, mesmo se vendo sem chão, a oposição em Santa Inês busca, meio que de improviso, eleger um novo cabeça.
A concorrência é natural e acirrada nos bastidores. Muitos querem a cadeira dos Bringel. Poucos estão qualificados para exercer tal tarefa. O empresário e candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito de Santa Inês, Sebastião Ferreira (Nono), saiu na frente. O martelo não foi batido porque a decisão não foi conquistada com o tempo – mesmo porque não há tempo a perder – mas Nono já é tido por muitos como o novo líder da oposição no município.
A árdua missão, a partir de agora, será convencer o eleitorado de que a linha política dos Bringel, aprovada com louvor por uma boa parcela dos eleitores de Santa Inês, será mantida. Roberth e Vianey, além de optar pelo afastamento da vida política para cuidar da saúde, decidiram que não vão apontar ou apoiar nenhum candidato. Desta forma, os bringelistas mais ferrenhos já temem decisões precipitadas e/ou alianças duvidosas que podem ser tomadas pelas novas lideranças.
O certo é que a oposição tomou um ‘baque’, mas já sacode a poeira e se prepara para levantar em breve.
Prova disso é a decisão, segundo fontes, do ex-candidato a vice-prefeito de Santa Inês na chapa liderada por Nono nas eleições de 2010, Sousa Neto, de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão nas eleições deste ano. Partindo dessa linha de raciocínio, e considerando que o empresário Nono lidera a oposição no município, não seria nenhuma surpresa mais uma dobradinha: Nono para Federal e Sousa Neto para estadual. Será?
Foto/Montagem 1: Jornal Agora Santa Inês
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.