Fechar
Buscar no Site

Colunaço do Pêta

Petinhadas

A ‘ex’ vai ler o Dr. Pêta, hoje, a bordo de um portentoso Boeing, a caminho dos Estados Unidos!!! E deve passar a viagem preocupada, diante da nota a seguir!!!

Agora vai ‘feder’ de vez!!! A ‘Operação Lava Jato’ chegou à refinaria Premium, no Maranhão!!! Pois é…, uma nota da coluna ‘Brasil Confidencial’, da revista IstoÉ desta semana, que já está nas bancas, vai aumentar consideravelmente as preocupações de ‘Don Bigodon’ e da ‘ex’!!! Olha só!!! “Conexão Negromonte – A Operação Lava Jato investiga contratos de desenvolvimento urbano em torno de obras como o Comperj, as refinarias Premium I, Premium II e Abreu e Lima. O ex-ministro das Cidades Mário Negromonte assinou os negócios, junto com o ex-diretor Petrobras Paulo Roberto Costa!!! A nota está reprisada na coluna Informe JP desta edição!!!

Alô, alô, governo que está entrando, essa é ‘braba’!!! Peças de veículos, material hospitalar, fardamento para a rede escolar, equipamentos de cozinha industrial, livros didáticos e outros produtos já pagos estão armazenados em três galpões nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema)!!! E o governo do estado pagando esse armazenamento!!! E aí, qual é o destino e quais as providências???!!!

E não é que no governo da ‘ex’ falsificaram a assinatura de um secretário, do responsável pela licitação e ‘abriram’ um ‘rombo’ de milhões na pasta???!!! Pois é, o material comprado não foi distribuído e está ‘jogado’ em um depósito, com aluguel pago pelo governo!!! Dr. Pêta apurou que 23 pessoas estão envolvidas na ‘bandalheira’, inclusive uma banca de ‘causídicos’!!!

Olha essa!!! Um cidadão ‘aliançado’, morador do 12º andar de um luxuoso prédio com vistas para o mar, criou institutos e ‘danou-se’ a colocar inocentes para emitir cheques e assinar contratos com empresas e governo do estado!!! Resultado: tem quase 240 cheques ‘voando’ pra cima e pra baixo na ‘praça’!!!

Afinal, por onde anda o MP, dono das ações de improbidade administrativa em que prefeitos são julgados, condenados e afastados do cargo com sentenças fundamentadas, proferidas pelos juízes de primeiro grau, que não recorre das enxurradas de liminares deferidas em menos de duas horas em plantões judiciais reintegrando os gestores nos cargos???!!!

Viram aí, o presidente do TRE-MA pedindo o fim da corrupção e da agiotagem no Maranhão???!!! Pois é, agora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: onde estão os 70 inquéritos policiais instaurados contra os prefeitos e o inquérito policial Câmara x Bradesco???!!! Com a palavra a polícia!!! Quem vai se manifestar???!!! Cadê o MP que está acompanhando???!!!

Em suas ‘considerações’, os ‘escribas’ “do outro lado da ponte” prosseguem primando pela desinformação!!! Anunciaram ausência de mensagem de Natal e Ano Novo do governador eleito, Flávio Dino!!! É…, pelo visto, não andam lendo o JP, aqui do meu chefe, que publicou, em sua edição de Natal, uma bruta de uma mensagem de Flávio Dino!!!

Nem ouvindo rádio!!! Que tal acompanhar os acontecimentos, gente!!!

E a deputada Eliziane Gama, gente!!! Pois é, chegou, segunda-feira, no plenário praticamente vazio do ‘Poder Rangedor’, deu de cara com o deputado Jota Pinto e foi logo convidando: “vamos ganhar essa prefeitura”, disse, referindo-se ao Palácio de La Ravardiére!!! O parlamentar fez de conta que não ouviu, puxou um jornalista que estava ao seu lado para um canto, e ‘mandou bala’: “essa ‘irmã’ não vai a lugar nenhum!!! Se eu não for candidato a prefeito de Ribamar vou apoiar é meu amigo Edivaldo”, adiantou ‘Jota’!!!

Rapaz, vou te contar…, é “muito cacique para pouco índio”!!! Imagina que em um certo hospital público vinculado à universidade oficial e administrado por estatal hospitalar, ‘nego’ anda ‘batendo cabeça’!!! De forma silenciosa, um graduado administrador hospitalar ‘alienígena’, ‘importado’ do Sudeste, ‘entregou o boné’ e ‘tirou pra fora’, por não conseguir realizar a sua gestão!!! Senão, vejamos!!! São quatro patrões: a estatal hospitalar, uma OSS, MEC e o Ministério da Saúde, sem falar que os ‘Discípulos de Hipócrates’ se negam a ‘bater o ponto’ na digital, como todo ‘mortal’!!! Resumo da ópera: tem que chamar a Dilma!!! Enquanto isso, no estado vizinho, o governado eleito, de aparência indígena, não pensou duas vezes: vai nomear a ‘cara-metade’ para a secretaria de educação e o tio para o DER!!! Assim, fica tudo em casa, e que se dane a coerência com o seu discurso quando era oposição!!! A boa noticia é que seu correligionário, conhecido como ‘lagarta de fogo’, que iria assumir o Detran, foi excluído de última hora!!! Sabe como é, né…., muito papel para quem tem rabo de fogo!!!

Meu amigo, viram aí essa de ontem do jornal do meu chefe??!!! Os servidores da categoria ‘Serviço Prestado’, da Câmara Municipal de São Luís, vão passar a ‘virada de ano’ na maior lisura!!! O décimo terceiro não saiu e o salário de dezembro até agora não foi pago!!! É, mas os servidores estáveis já receberam tanto o décimo quanto dezembro!!! Curioso, né???!!! Sim, porque o planejamento de pagamento é feito no final do ano e a receita de pessoal estava garantida!!! De repente, desapareceu!!! Ano passado, com Astro de Ogum na Presidência do Legislativo Municipal (Pereirinha estava de licença), foram pagos décimo terceiro e dezembro!!! Meu amigo, o ‘chororô’ tá grande na Câmara!!!

Essa aqui também é ‘braba’!!! Uma empresa que há dois anos administra um badalado hotel cinco estrelas da ‘Grande Ilha’ deu golpe em vários fornecedores da cidade – Lavatec, Lavanderia Mercúrio, Equipar, Empório do Vinho… –, está com seis meses de atrasos do contrato para com o hotel, não recolheu os impostos sociais, não pagou a conta de luz, o que levou a Cemar a cortar a energia, e com parte dos funcionários em greve!!! Há informações que o proprietário da empresa arrendou um outro hotel em Brasília, em nome de outras pessoas, para fazer o mesmo que fez por aqui!!! Diante da ‘bagaceira’, o hotel entrou na justiça e conseguiu de volta a tutela da ‘casa’, em primeira instância!!! A administradora de hotéis recorreu e um ‘togado’ de segunda instância, deu ganho de causa a ela, gerando um problema social grave, pois inúmeros pais de família estão sendo prejudicados com a tal da decisão!!!

E aquele prefeito da Baixada, com sobrenome de cidade vizinha à sua, que, no início do mandato, fez um contrato com quatro radialistas., hein???!!! Pois é, há dois meses a ‘galera radiofônica’ não ‘vê a cor’!!! Inadimplência no ‘mensalinho’!!! Não deu nem pra comprar um ‘amarige’ para a namorada no Natal!!!

As paradas de ônibus da ‘Grande Ilha’ estão a merecer uma fiscalização intensiva dos órgãos competentes!!! Em horário de ‘rush’, os coletivos passam ao largo dos pontos de embarque, pouco interessando se tem alguém esperando!!! No inverno, então, essa manobra é altamente danosa!!! Por que não respeitar a fila indiana, principalmente nos pontos de grande concentração???!!! Basta ter um ônibus parado, que o outro, de destino diverso, passa ao largo!!! Um abuso!!!

Antevendo os fatos, um Pêtanauta ‘pede licença’ para indagar à SMTT e a uma franquia de faculdade ‘alienígena’ que vai se instalar no prédio onde funcionou uma antiga indústria, na Ivar Saldanha: “Quais medidas vão ser tomadas para minimizar o impacto do trânsito na área, quando a faculdade chegar”???!!! O ‘preocupado’ disse que conhece aquela área de ‘cabo a rabo’, e que se não forem tomadas medidas eficazes aquilo ali vai se transformar em um tormento para os condutores de veículo!!! Calma, gente, daqui pra lá tem muito ‘chão’!!!

E pra fechar…

A regra é clara, Arnaldo!

Diante dos inúmeros questionamentos feitos pela sociedade com relação à aposentadoria especial que lhe foi deferida pelo governador interino que a sucedeu para completar os vinte e um dias de mandato, a ex-governadora Roseana Sarney disse, talvez, uma das poucas frases lúcidas dos seus quase 14 anos de governadora: “sou regra, não exceção”.

Disse tudo. Com efeito a regra de aposentação de ex-governadores encontra-se insculpida no artigo 45 do atos das disposições constitucionais transitórias da Carta estadual que estabelece: “Cessada a investidura no cargo de Governador de Estado, o ex-governador que tenha exercido o cargo em caráter permanente, fará jus, a título de representação e desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal e vitalício igual aos vencimentos do cargo de Desembargador.”

A mesma regra está inserida em quase todas as demais constituições estaduais Brasil a fora, mais de 60 (sessenta) ex-governadores recebem o mimo, alguns tendo ocupado o cargo – já com esse propósito – por pouquíssimos dias.

Roseana está certa. Essa é a regra, não a exceção. E a regra é clara, não é, Arnaldo?

A regra confere privilégios que a Constituição do Brasil, desde 1988, não reconhece como legítimos. Por isso mesmo, sempre que chamado a manifestar-se sobre o assunto o Supremo Tribunal Federal – STF, o rechaça.

Roseana está certa. A regra está errada. Não tem sentido que uma pessoa por ter sido governador de Estado, por qualquer tempo, em caráter definitivo, seja brindado com uma pensão vitalícia mais de trinta vezes o salário vigente do país.

O Brasil construiu uma rede de privilégios para sua classe dirigente. A diferença entre os salários máximos e mínimo mostra essa disparidade. E, talvez, nem seja o problema, os poucos que ganham muito, mas, sim, os muito que ganham pouco.

Isso ficou claro quando, no mesmo dia, o Congresso Nacional aprovou o valor do salário mínimo e o máximo do serviço público, menos de R$ 800 reais é o valor do salário mínimo, mais de R$ 33 mil é o salário de um ministro do STF que serve de baliza para os demais salários para o serviço público.

A sociedade acostumou-se com esse tipo de coisa, com uma elite que trata o serviço e o poder público como uma extensão de sua própria vida. Uns têm tanto “zelo” pelo dinheiro público que quer levá-lo consigo para casa e outros até esquecem as obrigações próprias que devem pagar com o dinheiro público e depois respondem por isso.

Sobre as disparidades entres os salários, há ninguém socorre pensar na enorme desigualdade existente no país. Muitos até acham pouco um salário de R$ 33 mil reais ao mesmo tempo que acha elevado um salário de R$ 800 reais para um trabalhador.

Roseana está certa quando diz que vai esperar a decisão do STF sobre o seu caso concreto. O seu privilégio – que é o mesmo de tantos outros –, prospera e se perpetua no silêncio do judiciário e de diversas entidades da sociedade civil que fingem ou que fazem vistas grossas aos abusos das autoridades. A Constituição do Brasil já se aproxima dos trinta anos (completará em 2018), embora jovem, já passou da puberdade faz tempo, está na idade Balzac. A nenhuma das entidades, sobretudo da OAB, que possui legitimidade, ocorreu questionar as aposentadorias especiais de suas excelências. Deputados aposentavam-se com dois mandatos, apenas oito anos de contribuição para seus fundos de previdências, metade dele formado com recursos públicos. Na regra de transição acabou-se por aposentarem inúmeros ex-parlamentares com apenas um mandato, desde que comprovassem a contribuição de mais quatro anos “por fora”. Enquanto isso, o trabalhador tinha e tem que contribuir com trinta e cinco anos e ainda preencher o requisito da idade mínima. Já no começo dos anos noventa se sabia que essas “aposentadorias” se constituíam em privilégios abusivos. Apesar disso, bem poucos protestaram contra o mesmo ou lutaram pelo seu fim.

Lembro que no início daqueles anos, o deputado estadual Juarez Medeiros era uma voz quase solitária contra as pensões pagas às inuptas (filhas de ex-governadores e outras autoridades que não casavam para viver o resto da vida às expensas do Estado), contra a pensão a ex-parlamentares e contras as demais aposentadorias especiais.

A regra insculpida da Carta maranhense, já se sabe, fere a Carta federal. Não há, aqui que se falar que não foi recepcionada. A constituição estadual é posterior à federal. Simplesmente colocaram nas cartas estaduais e deixaram o tempo correr, emendaram uma legislatura na outra sem qualquer preocupação com a sangria dos cofres públicos.

Hoje, quase trinta anos depois é que aparecem entidades, cidadãos para dizer que isso é abusivo. Só agora? Abusivo sempre foi.

Mas Roseana, e o governador, que lhe concedeu a pensão, estão certos.

A regra é clara, não é Arnaldo?

(Abdon Marinho – Advogado, São Luís MA)

Prezado Dr. Pêta;

Enquanto as Veninas da vida extrapolam os venenos dos seus pares na mais dantesca e profunda podridão da corrupção nunca antes confirmada neste país, uma falange de paulistas denominada “Amigos do Bem”, percorrem o sertão nordestino , nesta época natalina, para levarem aos irmãos carentes o antídoto contra os venais: a solidariedade, fraternidade, honestidade, caridade e AMOR.

Nós vivemos em um mundo entre bons e maus. Os bons, são tímidos, cordatos e, de certa forma, resignados. Os maus, não; fazem questão de mostrarem, sem nenhuma cerimônia, os seus grandes defeitos morais. Felizmente, nem todos os cidadãos são corruptos ou corruptores. Menos mal.

Para nossa felicidade, ainda há exemplos de pessoas que não se envergonham de serem honestas. Eu falo daquelas pessoas que acham objetos perdidos como bolsas, celulares, jóias e até dinheiro, mas devolvem aos seus legítimos donos quando poderiam valer-se do famoso “achado não é roubado”, mas não o fazem. Extremamente louvável.

E é em nome desses bons e honestos, que eu peço ao nosso novo governador eleito, que pense no melhor do seu ideal político-partidário – igualdade comunitária -, e não deixe que a formação política dos seus coadjuvantes na governabilidade do estado, seja tão desigual como parece ser.

P.S.: “A mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”.

(Antonio Carlos – São Luís MA)

MISTÉRIOS

Qual prefeito da região dos Cocais estava usando pra cima e pra baixo o helicóptero apreendido pela polícia e o Bradesco na casa de Edinho Lobão???!!!

Quem foi a ‘togada’ da mesa diretora do Poder Judiciário que levou uma bruta de uma ‘canetada’ da Corregedora nacional de Justiça???!!!

Quem é o influente vice-presidente de banco oficial, irmão de poderosa secretária de estado, que protege três grandes construtoras no programa Minha Casa, Minha Vida???!!! Tem registro de liberações que antecedem as medições???!!!

Qual integrante da família Sarney acaba de ser ‘emplacado’ no TCE-MA, no gabinete do conselheiro Washington Luiz, ex-vice-governador do estado???!!! E não é a Lady Gaga…., é o ‘Mister Gago’, hahahahahahahahaha!!!

Perguntar não ofende: como ficam os precatórios alimentício de milhares de funcionários do estado, que foram ‘surrupiados’ para construtoras, via doleiro Youssef???!!!

Por que o deputado Domingos Dutra não aceitou o convite de Flávio Dino para administrar a Secretaria de Agricultura Familiar, se é o tema que mais se identifica com ele???!!! Mis-téééééééé-rio!!!

Qual é o parlamentar que precisa ser vigiado de perto por Flávio Dino para não aparelhar a futura secretaria que vai comandar de fato???!!!

Qual foi a universitária de faculdade renascentista que deixou o carro no estacionamento da ‘casa’ e ‘embarcou’ numa reluzente caminhonete escura, essa semana, tomando rumo ignorado???!!!

E quem era o político-empresário condutor do carrão???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens