Cleide Coutinho lamenta não aprovação de indicação para restruturação de delegacia
A deputada Cleide Coutinho, encontra-se, como a população em geral de Caxias, consternada com o trágico incidente ocorrido na última quinta-feira, dia 15, na Delegacia da Mulher.
É oportuno informar que em 16/05/13 a parlamentar promoveu visita à Delegacia da Mulher juntamente com a Secretária Municipal de Politicas para as Mulheres de Caxias, Doutora Liana Lobato e sua equipe técnica. Como consequência dessa visita, foi agendada para o dia seguinte uma reunião à qual estiveram presentes: a Deputada Cleide Coutinho, o Juiz Dr. Manoel Veloz, o Promotor de Justiça – Dr. Claudio Alencar, o Prefeito de Caxias – Léo Coutinho, a Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias – Ana Lúcia Ximenes, a Delegada da Mulher Dra. Ceomar Mendes, a Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Jesus Andrade e a Secretária da Mulher de Caxias – Liana Lobato e sua equipe técnica, ocasião em que foram tratados e analisados dados apresentados por diversos segmentos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em Caxias.
Na oportunidade, a deputada Cleide Coutinho, membro da CPI da Violência Contra a Mulher, entendeu necessário encaminhar o assunto a CPI, que de pronto agendou uma reunião em São Luís para tratar exclusivamente dessa demanda. Reunião essa que ocorreu no dia 05/06/2013, na sala das Comissões da Assembleia, a qual compareceram: deputada Francisca Primo – Presidente da CPI da Violência contra a Mulher, deputada Gardênia Castelo – Vice Presidente da CPI, deputadas Cleide Coutinho, Vianey Bringel, Valéria Macedo e Eliziane Gama, Catharina Bacelar – Secretária de Estado da Mulher, Kasumi Tanaka – titular da Delegacia Especializada da Mulher de São Luís, Secretária Municipal da Mulher de Caxias – Liana Lobato, e sua equipe, Valdenia Guimarães – Assessora Especial, Lívia Vilarinho – Coordenadora Executiva, psicólogo – Antônio Francisco Soares Júnior e Maria de Jesus Martins – presidente do conselho municipal de defesa dos direitos da mulher.
Paralelamente ao encaminhamento do assunto à CPI da Violência Contra a Mulher, a parlamentar preocupada com a situação existente naquela Delegacia e face a entendimentos havidos com a Delegada Doutora Ceomar Mendes, intercedeu junto ao Prefeito Municipal de Caxias (Léo Coutinho), no sentido de ceder servidores municipais para reforçar o atendimento ao público na mencionada Delegacia e como consequência do pleito, foram cedidos ainda em 2013, com ônus para Prefeitura: 01 (um) psicólogo, 01 (um) assistente social, 01 (um) advogado e 01 (um) auxiliar administrativo.
Ainda com vistas à solução do problema, a parlamentar, como titular da CPI da Violência Contra a Mulher, assinou uma Indicação (nº 465 de 18/06/13) solicitando junto à Secretária de Estado de Segurança melhorias e restruturação da referida Delegacia, bem como a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal – IML, em Caxias, que atenderia inclusive a região.
Vale ressaltar que a mesma solicitação já fora objeto de uma Emenda Parlamentar e de duas Indicações ao Governo do Estado de autoria da deputada nunca atendidas pela Governadora Roseana Sarney.
No ensejo a deputada solidariza-se com à população caxiense e particularmente com a família enlutada da escrivã Loane Maranhão Thé.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.