Fechar
Buscar no Site

Cinpra: Roberto Rocha inicia atividades com diálogo com parceiros

Roberto Rocha visitou a Embrapa e a Codevasf, principais parceiros para disseminação do conhecimento de novas tecnologias para a agricultura familiar

Após quatro anos sem atividades, o Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento (Cinpra) voltou a funcionar. Após a eleição e posse dos novos membros, o presidente do consórcio, Roberto Rocha, iniciou os trabalhos visitando a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Maranhão e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), parceiros que contribuirão na disponibilização de novas tecnologias que contribuam com o aumento da produção.

RR (2)O Cinpra tem oito consorciados: São Luís (cidade pólo), Axixá, Humberto de Campos, Alcântara, Barreirinhas, Morros, Icatu e Rosário. Esses municípios dispõem de um percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o funcionamento do Cinpra.

O objetivo desse consórcio é incrementar a produção da agricultura familiar no interior do Estado e abastecer São Luís, que hoje importa cerca de 90% de seu consumo de frutas e hortaliças.

Para concretizar esse trabalho é necessário investimentos em tecnologia. Com essa consciência da importância de novas técnicas é que o presidente do Cinpra, Roberto Rocha – vice-prefeito de São Luís – fez visita a Embrapa e a Codevasf.

A parcerias com a Embrapa e a Codevasf possibilitará a disseminação de conhecimentos práticos e efetivos para o melhoramento dos níveis sociais da população rural dos municípios consorciados.

“É indispensável que o consórcio busque a costura dessas parcerias com instituição renomadas e que permitam a verdadeira democratização de serviços de comprovada excelência”, afirmou Roberto Rocha.

O chefe da Embrapa no Maranhão, Valmício de Sousa, lembrou que São Luís tem tendências para o setor de pesca e produção de hortaliças e frutas e ainda mercado para absorver a produção de outras cidades. No interior do estado, Sousa disse que a característica é a agricultura familiar.

Na próxima semana haverá a primeira reunião do Fórum de Secretários de Agricultura do consórcio, para definir o Plano Operativo de 2013, que será o documento guia de todas as ações do Cinpra, que deve nascer das demandas legítimas derivadas das necessidades e vocações locais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens