Cinco casos de homicídios são registrados no fim de semana
Foram registrados cinco homicídios durante o último fim de semana na região metropolitana de São Luís, incluindo uma morte decorrente de intervenção policial, ocorrida na Andiroba, área do Cruzeiro de Santa Bárbara – município de São José de Ribamar. Em uma das ocorrências, um jovem de 24 anos caiu morto dentro de uma casa de eventos. Os dados são da Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP/MA).
Ernandes Wilson de Castro, 41, foi o primeiro do período a morrer, no Bairro do João Paulo, na noite de sexta-feira (11), dentro da feira da localidade. De acordo com relatos colhidos pela guarnição do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que esteve no local, ele descia a via pública para cortar o cabelo em um salão da área, quando dois homens em uma moto se aproximaram e desferiram os tiros nele, que não resistiu lá mesmo.
Os militares descobriram que Wilson de Castro era dono de uma loja de venda e conserto de celulares naquela feira, e era genro de Sebastião de Jesus Costa, o Sebastião do Coroado, ex-vereador da capital que morreu em 20 de julho de 2009. Já na tarde de sábado, mataram com disparos de arma de fogo um homem identificado como Marques Aurélio João Vieira, 38, o “Marcola”, na Camboa. O crime aconteceu pouco antes das 13h30, sendo que suas circunstâncias e motivação estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
Na madrugada de domingo, Ruy Marcos Alves Rodrigues, 24, foi assassinado na casa de eventos Patrimônio Show, no Bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, durante um tiroteio ocorrido, segundo testemunhas, dentro do estabelecimento. O corpo da vítima, porém, foi encontrado na parte externa de lá, e teria sido retirado do interior pelos seguranças da Patrimônio.
No fim da tarde, ocorreu mais um homicídio no Bairro de Fátima, – que está ocupado por guarnições da corporação desde a sexta-feira, na operação “Comando de Policiamento Especializado Integrado”, devido ao aumento da violência na área -, sendo o quarto só neste mês. Dessa vez, mataram Emanuel de Jesus Santos Sousa, 32, com golpes de arma branca, na Rua Hugo da Cunha Machado, perto do prédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
MORTE EM CONFRONTO – Na noite de domingo, Luciano Eugênio Peixoto Silva, 20, o “Louco Louco”, morreu em confronto com o Grupo Tático Móvel (GTM) do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Residencial Nova Vida – na comunidade Andiroba, em São José de Ribamar. Segundo o tenente Lucena Júnior, os militares faziam rondas no bairro da Vila Vitória, sendo informados de que o criminoso estava atirando “do nada” perto de lá. Sendo assim, eles se deslocaram ao endereço citado; ao que Luciano reagiu disparando na direção da guarnição.
O tenente contou que os PMs revidaram, e “Louco Louco” foi atingido no tórax. Em seguida, levaram-no ao Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), mas não resistiu. Com o suspeito, recuperaram uma pistola PT 100 calibre ponto 40, que havia sido subtraída do soldado Francinaldo Sousa Pereira, 41. Este morreu em 9 de novembro de 2013, após ser baleado cerca de 18 vezes por suspeitos na Vila Nova, no eixo Itaqui-Bacanga, quando estava em um trailler da corporação. À época, houve uma onda de ataques, realizados por integrantes de uma facção criminosa. (Nelson Melo)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.