Chico Leitoa: O patrimônio político de um grande líder
Um homem torna-se um grande líder ao passar pelo poder, constrói um patrimônio político sólido capaz de oxigenar as disputas eleitorais e, também, quando torna o seu grupo de aliados consciente do protagonismo que tem para o desenvolvimento do seu povo. Com Chico Leitoa foi assim!… Cidadão de origem simples, filho de lavradores da zona rural de Timon, que vislumbrou na educação a chave libertadora de um sujeito em potencial. Assim, trilhou a caminhada escolar, chegou à academia, graduou-se e logo tornou-se um engenheiro civil respeitado. Cidadão consciente, comprometido com suas raízes e com o afã de oportunizar novos horizontes, abriu os olhos de seu povo acerca da subtração dos seus direitos e da sua dignidade na realidade local.
Todos sabem que um “sonho que se sonha só é meramente um sonho, mas um sonho que sonhamos juntos se transforma em realidade”. E foi dessa forma, pensando coletivamente, que Chico Leitoa entrou para a vida política da nossa cidade. O grande desafio nessa trajetória de luta foi juntar pessoas, uni-las em torno de um objetivo comum. Ele sabia que a cidade precisava de mudança, no entanto, que a vontade de mudar deveria contagiar mais e mais pessoas. E foi trabalhando com princípios, unindo esforços por meio dos partidos e com uma política de aliança forte é que poderíamos chegar ao poder. Vários foram os momentos que marcaram sua trajetória política. Alguns companheiros ficaram pelo caminho; outros desistiram. Todavia, a causa sempre continua motivando e sensibilizando as pessoas que querem uma Timon melhor.
Nosso Chico sabia que para realizar as mudanças significativas na vida das pessoas, precisaria assumir o poder. Ganhamos a eleição, contudo necessário se fazia focar na mudança de mentalidade, pois os legítimos representantes do povo, ao assumir o poder, têm uma visão, uma ideia e uma linha de pensamentos que deve ser seguida. A de Chico Leitoa foi colocar o ser humano em primeiro lugar, pensar nas futuras gerações propiciando o atendimento de bens e serviços essenciais para a população(educação, saúde, água potável e moradia).
Foi na gestão dele que a pré-escola foi implantada no município, na época com recursos próprios, tamanha era prioridade que Chico Leitoa dedicava à educação, visto que ele já sabia naquele tempo que nenhum investimento—é importante frisar “nenhum investimento”— é mais relevante para combater a miséria e ao mesmo tempo auxiliar no progresso escolar do que o apoio à Educação Infantil.
Chico Leitoa planejou e tornou realidade a maioria dos equipamentos públicos da cidade de Timon-MA, beneficiando diretamente a nossa população. Podemos destacar: o sistema de abastecimento d’água, a construção das principais e maiores escolas da cidade, a casa da SEMDES, a CEASA, a passarela da ponte metálica, a usina de reciclagem, a vila semi-olímpica Miguel Lima, a Fundação Cidadania, o Polo tecnológico, Casa Familiar Rural, o Cento de Zoonoses, o Centro da Juventude, o Projeto leite e vida, a Farmácia Viva, a Implantação de 46 Equipes do programa saúde da Família , o Bairro cidade nova….
Em suas gestões nosso Chico sempre priorizou e protegeu os mais carentes.Cabe ressaltar que suas ideias e ações sempre estiveram voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso porque
Chico Leitoa não nasceu líder, mas se constitui líder pelas ações e atitudes manifestadas. Sempre conduziu o seu grupo para ala de combate socialista. Confiante e guerreiro, nunca se curvou aos que se julgam donos do poder. Por tudo isso, é um exemplo incontestável de lealdade e ideologia.
James Mayner Silva
Profº da Rede Pública de Ensino do DF
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.