Sarney emplaca novo superintendente da Codevasf no MA
Tomou posse ontem, em Brasília, o novo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, Celso Adriano Costa Dias, que assumirá o cargo nesta sexta-feira (28) em São Luís. Ele foi nomeado e empossado pelo presidente do órgão, Felipe Mendes de Oliveira, em ato que contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do deputado federal Aluísio Mendes (PSDC).
Foi de Aluísio Mendes, com a ajuda de José Sarney, a indicação de Celso Dias para a 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão. Mendes é fiel escudeiro de Sarney e participou das consultas feitas pelo governo federal para o preenchimento dos cargos federais nos estados. Com isso, acabou o sonho do ex-deputado federal timonense, Sétimo Waquim abocanhar o posto. A sua indicação chegou a ser dada como certa.
Depois que Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão, com a cassação do ex-governador Jackson Lago, Aluísio Mendes foi remanejado de Brasília para São Luís. Foi nomeado secretário adjunto de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e era o responsável pelo sistema de grampos do órgão. O agente da PF era ainda uma espécie de faz-tudo da família Sarney. Atendia celular, cuidava da segurança e costumava dirigir para os mesmos nas horas vagas.
Na Operação Boi Barrica (rebatizada de Faktor), Aluísio acabou virando alvo após ser flagrado em telefonemas tentando obter na Polícia Federal, seu órgão de origem, informações acerca da investigação que tem como alvo o empresário Fernando Sarney, hoje vice-presidente regional da CBF. Os dois tiveram a prisão preventiva pedida pela PF. Aluísio foi acusado de ter repassado informações a Fernando Sarney sobre a operação, o que acabou livrando o filho do ex-senador José Sarney da cadeia. Pelos bons serviços prestados, Mendes foi nomeado depois secretário de Segurança.
Muito prestigiado junto ao governo Dilma, o ex-senador José Sarney vem emplacando aliados em praticamente todos os cargos federais do Maranhão. Ontem ele também conseguiu a indicação da ex-secretária de Estado do Meio Ambiente do governo Roseana, Genilde Campagnaro para o cargo de superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Maranhão. E assim Sarney vai ganhando musculatura política com o apoio da presidenta Dilma, que tem o governador Flávio Dino como um dos seus principais defensores.
Codevasf
Caberá ao novo superintendente a coordenação de programas e ações da Codevasf que têm como foco principal o desenvolvimento regional. A revitalização da bacia do rio São Francisco, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), o Projeto Amanhã, o Programa de Desenvolvimento Florestal, as ações ambientais, entre outras iniciativas, permitem que a Companhia crie novas perspectivas e oportunidades para as comunidades de sua área de abrangência.
Com atuação em 154 municípios maranhenses integrantes das bacias hidrográficas do Itapecuru, Mearim e Parnaíba, a Codevasf desenvolve nessas áreas ações de revitalização, desenvolvimento territorial (arranjos produtivos locais, recursos pesqueiros e aquicultura) e florestal, irrigação, ambientais e construção de barragens.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.