Candidato a presidente da OAB-MA ameaça processar jornalista
O advogado Mozart Baldez, candidato à Presidência da OAB/MA, ameaçou em seu perfil numa rede social que vai processar o jornalista Diego Emir, movendo ação por danos morais e até mesmo ingressar com um processo criminal. O motivo seria uma postagem em que Emir apenas reproduz uma notícia publicada no site do TJ-DF, informando que o advogado foi alvo de questionamento do Judiciário que pediu nulidade do seu cargo de Delegado por ter sido nomeado sem concurso público (veja: http://www2.tjdft.jus.br/noticias/noticia.asp?codigo=2465)
Baldez tem usado de vários artifícios para chamar atenção do eleitorado. O principal deles é aparecer em vídeos, às portas de fóruns do interior do Estado, denunciando a ausência de juízes – quando a prática recomendada no meio é a representação formal. Em uma das gravações, ele usa uma camisa do time de futebol maranhense, Sampaio Corrêa, para denunciar a morosidade judicial, sem que ninguém consiga desvendar qual a relação entre os temas, já que o Tubarão Tricolor até que não anda mal das pernas no Campeonato Brasileiro.
Dos três candidatos da oposição, Mozart Baldez é o que abusa de um tom mais forte em suas críticas. Em um churrasco oferecido aos advogados, na última sexta-feira (18), para fazer propaganda de sua candidatura, o advogado fez piadas contra a pré-candidata Valéria Lauande, que surfa em números favoráveis nas pesquisas eleitorais. Quase 70% dos advogados declaram que querem Lauande para presidir a OAB-MA, no próximo triênio.
Para quem quer presidir uma instituição que teve atuação decisiva nos movimentos em favor da democracia brasileira, a prática de censura a um jornalista não é das mais recomendáveis. Muito pelo contrário. Pegou mal.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.