Canais do Esporte Interativo deixam de existir em todas as programações de TV
A Turner anunciou nesta quinta-feira (9) o fim dos canais Esporte Interativo na TV por assinatura.
A partir de agora, a marca seguirá somente nos meios digitais, pelo Facebook, Instagram, YouTube e a plataforma EI Plus.
Em comunicado, a Turner, afiliada ao conglomerado AT&T, garantiu que segue comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA, cujos direitos foram adquiridos recentemente para mais três temporadas, e com o Campeonato Brasileiro a partir de 2019, em acordo fechados com 17 clubes.
Os jogos passarão a ser transmitidos pelos canais TNT e Space, em um modelo de “superstation”, formando a programação com conteúdo variado, envolvendo filmes, séries, eventos e agora, esportes. Será a primeira vez que um canal fechado contará com grade diversificada na TV paga.
É dessa mesma forma que a Turner trabalha nos Estados Unidos. A empresa adquiriu o Esporte Interativo em 2013 e entrou na TV paga em 2014. A história do canal começou como um projeto em parceria com Gazeta, Band e RedeTV!, virando rede aberta via parabólica em 2007.
O fim dos canais no Brasil resultará em um corte de equipes. Fala-se em cerca de 200 funcionário demitidos. Os que ficarem cuidarão dos produtos digitais e das transmissões em superstation.
Antônio Barreto, gerente geral da Turner Brasil, explicou essa mudança ao jornalista Samuel Possebon, do Tela Viva: “Infelizmente, o mercado brasileiro de TV por assinatura tem perdido base nos últimos três anos e os sinais de recuperação ainda são tímidos. Some-se a isso o elevado custo dos direitos esportivos, a forte retração no mercado publicitário e o custo de manter dois canais no ar. Avaliamos que esse era o melhor momento de fazer a mudança, reduzir os custos e a adotar uma nova abordagem na exibição dos eventos”.
Já em comunicado oficial enviado ao NaTelinha, o executivo anunciou: “Ao integrar o melhor do Esporte Interativo com a TNT e o Space teremos os primeiros superstations para o público brasileiro, com o melhor de todos os gêneros, atendendo aos desejos dos nossos fãs, incluindo futebol ao vivo, séries originais, programas de variedades, blockbusters de Hollywood e eventos exclusivos ao vivo”.
“Pessoalmente, e em especial para os nossos fãs de esportes, é difícil ver o fim dos canais Esporte Interativo. Mas a decisão vai fortalecer nossas marcas e possibilitar uma melhor oferta de esportes em plataformas digitais e nossa relação direta com o consumidor de internet, impulsionado pelo engajamento do Esporte Interativo nesses meios. As audiências de esportes estão claramente migrando para essas plataformas e a Turner está comprometida em liderar esta transformação no nosso mercado, o mais importante para a empresa depois dos Estados Unidos”, reforçou.
A partir de hoje e pelos próximos 40 dias, os canais Esporte Interativo exibirão conjuntamente os mesmos programas de arquivo, até deixarem de vez as operadoras.
A empresa também publicou um comunicado sobre essa movimentação nas redes sociais.
Confira:
“Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.
Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.
Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!”. (UOL)
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.