Brandão anuncia medidas estratégicas de enfrentamento à Covid-19 no MA
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou, nesta quarta-feira (16), medidas estratégicas de enfrentamento à Covid-19 no estado. Uma das ações, por exemplo, é a ampliação dos leitos da capital e disponibilização de testagem gratuita no Hospital Genésio Rêgo, localizado no bairro Vila Palmeira.
Também para potencializar o combate à doença, a partir de segunda (21), a Policlínica do Coroadinho também passará a oferecer testagem gratuita ao público em geral.
“Reforço a importância da vacinação para todos os maranhenses, em especial para pessoas com comorbidades. O uso de máscara permanece facultativo, mas é recomendado”, destacou o governador Carlos Brandão.
O governador Carlos Brandão alertou que, por força de decreto, segue sendo facultativo o uso do adereço em todo o estado. “O uso de máscara permanece facultativo, mas é recomendado”, disse. De acordo com Brandão, além de ampliar leitos hospitalares da capital, nos dias 19, 20, 26 e 27 de novembro o governo disponibilizará postos de vacinação contra a covid-19 nos shoppings da Ilha, Rio Anil, Golden, São Luís e Pátio Norte, além das Policlínicas do Vinhais e Cidade Operária, Iema Rio Anil e Valparaíso.
Outra ação importante no combate à Covid-19 é a capacitação, na tarde desta quarta-feira (16), de representantes das Coordenações de Imunização e Atenção Primária dos 217 municípios maranhenses para aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de seis meses a dois anos de idade.
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a ação busca orientar os servidores sobre questões relacionadas à caderneta de saúde da criança e, ainda, cuidados a serem tomados pós-imunização.
O Maranhão já recebeu o primeiro lote de vacinas Pfizer Baby contendo 40 mil doses para a vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária estabelecida. As doses já começaram a ser distribuídas aos municípios do Maranhão.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, esse quantitativo deve ser destinado à aplicação da primeira, segunda e terceira dose em crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida. Assim, aproximadamente cerca de 13 mil crianças devem ser vacinadas inicialmente.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.