Fechar
Buscar no Site

Aumento de servidores incomoda grupo Sarney

Blog do Raimundo Garrone – Pelo visto, o grupo político da família Sarney não vai engolir tão cedo o processo de mudança que está sendo realizado no Maranhão, onde o governador Flávio Dino definiu que as ações de governo são para todos os maranhenses e não apenas para alguns poucos. Isso tem incomodado tanto que o blogueiro Gilberto Leda publicou o absurdo de que o aumento dos servidores estaduais reduziu o PIB do estado.

Impossível o aumento dos servidores gerar um impacto negativo sobre a economia. A medida tem justamente característica anticíclica, ou seja, de conter o ciclo atual de crise econômica. O efeito positivo ocorre porque com mais dinheiro no bolso os servidores não precisam reduzir as despesas, somado ao aumento salarial, também foram criados programas como o Clube de Desconto, ampliando ainda mais o poder de compra.

Quanto maior o poder de compra, mais aquecido ficará o comércio varejista, um dos que mais sofre com a retração da economia. Mas por que a crítica descabida ao aumento do servidor? A resposta é simples: porque durante os vários anos de governo do grupo Sarney o servidor sempre ficou em último lugar e o reconhecimento realizado agora incomoda.

O mais grave nessa reação descabida é a disseminação de uma mentira. O trecho da pesquisa do Imesc trata justamente dos impactos para amenizar o cenário de crise econômica, em acentuado andamento desde 2013. A ampliação do quadro e realinhamento salarial dos servidores são fatores de contraposição aos problemas encontrados.

Outro ponto é que a realização das obras viárias com recursos do BNDES foi prejudicada justamente pelas pendências do governo Roseana Sarney (PMDB), que exigiram a necessidade de regularizar a prestação de contas deixada pela peemedebista junto ao BNDES.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens