Atenção Natalino! Alunos da UFMA acusam guardas da instuição de agredi-los
Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) acusam guardas da instituição de agredi-los. A denúncia foi feita ao titular do blog pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) agora à noite.
Na tarde desta terça-feira, após uma assembleia geral, um grande número de alunos decidiu ocupar a reitoria, em face do descaso que acontece hoje na UFMA. Eles alegam a existência de vários problemas no campus, como a falta de segurança na universidade (várias pessoas já foram assaltadas), deficiências no Restaurante Universitário (RU), que não tem conseguido atender com qualidade a demanda de alunos que ficam horas aguardando na fila, falta de professores nos cursos e salas que não comportam a capacidade de alunos. Entre as pautas de reivindicação estão também uma solução às condições precárias das casas dos estudantes.
Como forma de retaliação e no intuito de enfraquecer o movimento legítimo dos universitários – apenas estão exercendo o direito de cobrar melhores condições físicas e qualidade no ensino que é oferecido -, a direção da UFMA cortou a luz da reitoria, como forma de desmobilizar a manifestação.
De acordo com a direção do DCE, guardas que fazem a segurança das dependências da UFMA estariam dificultando o acesso à reitoria, o que teria resultado inclusive em agressões aos estudantes. Um guarda teria apontando a arma em direção a um universitário.
“Ordens superiores aos guardas patrimoniais não permitem que estes abram os portões de acesso à reitoria e um caso de uma aluna que trabalha como bolsista foi impedida pelos guardas de sair de um dos escritórios, não podendo ir para casa, isso há algumas horas! E agora mais uma: Finalmente abriram a porta e alguns alunos tentaram ocupar a reitoria, pulando o portão. Os guardas (mais ou menos 10) impediram e começaram a bater nos estudantes! A mão de um dos estudantes (o Eraldo) ficou presa no portão e o guarda continuou empurrando!”, denunciou a universitária Thays Lobão Brasil.
A se confirmarem, são denúncias sérias que colocam em xeque a gestão do reitor Natalino Salgado, que da figura de uma pessoa democrática, pacífica, séria, que preza pelo diálogo, passará a ser conhecido como um ser autoritário, ditador, conivente com agressão a estudantes.
Uma mancha à sua biografia.
Os alunos informaram ao blog que ficarão por tempo indeterminado no local e aguardarão diálogo com a reitoria para negociar as medidas que serão tomadas a fim de um encaminhamento para as pautas existentes.
Abaixo, segue algumas das reivindicações dos universitários:
Assistência estudantil – Melhorias
*Casa dos Estudantes
*RU-Restaurante Universitário
*Mais linha de ônibus Campus
*Creche Universitária
Outro lado
A Assessoria de Ccomunicação da UFMA informou que os problemas são conhecidos pela Universidade e que o Reitor está em Brasília para assinatura do Programa Nacional de Bolsa Permanência, iniciativa do Governo Federal para tentar sanar problemas relacionados à assistência como estes que tem sido pauta de reinvindicação em Universidade de todo o Brasil, sendo somente na UFMA em todo o Estado um contingente de 15 mil estudantes a ser atendido. Em relação à casa de estudantes, a assessoria diz que a UFMA vem enfrentando diversos problemas, visto que a responsabilidade pelo aluguel da casa é da empresa Teuto Engenharia, que vem encontrando problemas com o fim do contrato e a locação de um imóvel no centro da cidade que corresponda às exigências da legislação para casas de estudantes. A responsabilidade da reitoria estaria diretamente ligada aos subsídios concedidos para alimentação e manutenção dos estudantes.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.