Lula decide antecipar lançamento de pré-candidatura
Folha de SP – Após divulgação da pesquisa Datafolha, o PT decidiu marcar para a semana que vem o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ato deverá ocorrer na próxima quarta-feira (7), em Minas Gerais, Estado governado pelo petista Fernando Pimentel.
Dirigentes do PT de Minas estão organizando às pressas ato de pré-lançamento. O lançamento deverá acontecer em Belo Horizonte. Um dos responsáveis pela organização, o secretário-geral do PT, Romênio Pereira, afirma que será um ato em defesa da democracia e do direito de Lula concorrer.
Acrescentando não haver impedimento legal à sua realização, Romênio ressalta que a pesquisa Datafolha mostra a ausência de substitutos de Lula para a disputa presidencial.
Segundo Romênio, entre os nomes postos “não há um único capaz de levantar o dedo para Lula”. “Se alguém se eleger sem Lula na disputa, vai ficar com a pecha de ilegítimo”, disse Romênio.
A intenção é evitar que o feriado do Carnaval quebre o ritmo adotado por Lula desde o início das caravanas que protagonizou pelo Nordeste e Sudeste.
Minas é o único Estado do Sudeste administrado por um petista. Na noite desta terça-feira (30), dirigentes do partido chegaram a sugerir que Lula lançasse sua pré-candidatura no Nordeste, onde lidera com folga as pesquisas.
Mas prevaleceu o argumento de que estaria se refugiando em uma zona de conforto.
Segundo o Datafolha, Lula mantém liderança nas pesquisas mesmo após sua condenação pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).
O petista lidera o primeiro turno em todos os cenários em que seu nome é colocado, com percentuais que variam de 34% a 37%. No segundo turno, venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%), além de Bolsonaro.
Datafolha 31.jan – 1º turno |
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Datafolha 31.jan – 2º turno |
Editoria de Arte/Folhapress | ||
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.