Fechar
Buscar no Site

Aos 66 anos, morre o deputado Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB

sergioguerra

O deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE)
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

G1 e O Globo – A assessoria do PSDB informou que morreu na manhã desta quinta-feira (6) o deputado federal Sérgio Guerra (PE), ex-presidente nacional da legenda.

De acordo com a assessoria do PSDB, Guerra estava internado há cerca de 15 dias no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele sofria de câncer no pulmão.

Conforme assessores, o ex-dirigente tucano, de 66 anos, teve uma pneumonia que agravou seu estado de saúde.

Segundo informações apuradas pelo Blog de Jamildo, Sérgio Guerra havia adquirido um câncer que se espalhou do pescoço para a cabeça. Desde que ele foi internado pela última vez, o deputado estava entubado e não houve nenhuma melhora. Desde que descobriu o câncer, Guerra foi submetido a duas cirurgias no cérebro, além de tratamentos com radioterapia para tratar os tumores.

Natural de Recife, o deputado era economista, pecuarista e escritor. Sérgio Guerra ocupou o mandato de deputado federal entre os anos de 1995 e 2003, quando foi eleito Senador da República. Guerra retornou à Câmara dos Deputados em 2011. No final do ano passado, Guerra conduziu o PSDB de Pernambuco para a base do governador Eduardo Campos (PSB).

Sérgio Guerra era diabético e perdeu um rim aos 12 anos. Há seis anos, o deputado extraiu parte do intestino delgado.

A assessoria do PSDB informou que o velório do ex-presidente da sigla ocorrerá no Recife, sua cidade natal. Conforme os assessores, ele será enterrado no cemitério Morada da Paz, na capital pernambucana.

Por meio do microblog Twitter, o diretório paulista do PSDB lamentou a morte do ex-dirigente da legenda.

“É com pesar que informamos o falecimento do ex-presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra. Em breve mais informações. (…) O PSDB-SP se solidariza com a família e com os amigos do deputado Sérgio Guerra e deseja a eles força neste momento de tristeza”, publicou o diretório do PSDB de São Paulo na rede social.

Perfil
Natural do Recife (PE), Severino Sérgio Estelita Guerra era deputado federal pelo PSDB, eleito em 2011. Economista, pecuarista e professor, cumpriu mandatos de deputado em 91-95, 95-99 e 99-2003. Foi secretário extraordinário do Governo de Pernambuco entre 2001 e 2002 e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do estado entre setembro de 1997 e abril de 1998. Havia passado antes pelo PMDB (1981 a 1985), PSB (1989 – 1999) e entrou no PSDB em 1999.

O deputado formou-se em economia no ano de 1969 pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), especializando-se em economia internacional na Universidade de Harvard, EUA, em 1970.

Desde 1981, o deputado foi filiado a quatro partidos políticos: PMDB, PDT, PSB e PSDB, no qual ele estava desde 1999. Guerra assumiu a presidência nacional do partido em 2007. Ele coordenou as campanhas presidenciais tucanas de Geraldo Alckmin, em 2006, e de José Serra, em 2010.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens