Fechar
Buscar no Site

Alfabetização foi “insatisfatória” no Governo Roseana

Avaliação de aprendizado realizada durante o governado Roseana Sarney mostra que o Maranhão teve desempenho insatisfatório no que se refere à alfabetização nas escolas públicas urbanas e rurais de todo o Estado. Ao todo, apenas 18,6% dos estudantes do Maranhão conseguiram ler e interpretar de forma proficiente, segundo teste feito no governo passado.

Os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que foi aplicada nos dias 17 e 28 de novembro de 2014, mostram que o Estado possui déficit no processo Educacional superior a 80%. As avaliações são realizadas em âmbito municipal e auferem o nível de leitura e desempenho em matemática dos alunos do 3º ano do Ensino Básico, que hoje é dividido do 1º ao 9º ano.

A prova feita no último ano de gestão de Roseana Sarney mostra que o Maranhão registrou um dos piores desempenhos do Brasil. Somente 38% dos alunos que foram testados pela prova conseguiram produzir textos equivalentes ao ciclo elementar da infância. Em Matemática, apenas 16,3% dos estudantes demonstraram ter acesso aos conhecimentos elementares.

A prova foi aplicada ainda na gestão de Roseana Sarney e avaliou 103.333 estudantes de todo o Estado. Na rede pública estadual de ensino, 2.826 estudantes foram avaliados. Em relação à leitura, o percentual obtido foi de 28,7%. Na escrita, esse número foi 52,4% e em Matemática, 24,5%.

Nas redes municipais de ensino, cuja responsabilidade está prioritariamente sobre o Ensino Fundamental, que é o nível de ensino avaliado pela ANA, um total 100 mil estudantes participaram.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens